• Carregando...
Zinedine Zidane, ex-jogador da França, sorteia o nome da seleção de Portugal na definição das chaves para a Euro-2012 | Reuters
Zinedine Zidane, ex-jogador da França, sorteia o nome da seleção de Portugal na definição das chaves para a Euro-2012| Foto: Reuters

Holanda, Alemanha e Portugal formarão o temido "Grupo da Morte" na Eurocopa 2012, segundo sorteio realizado nesta sexta-feira, na cidade de Kiev, na Ucrânia. O principal torneio de seleções da Europa será disputado em junho do próximo ano em solo ucraniano e também na Polônia.

O Grupo B, o mais equilibrado da primeira fase, contará ainda com a Dinamarca. Considerado o azarão da chave, o time dinamarquês fará a abertura do grupo diante da Holanda, atual vice-campeã mundial. A Alemanha estreará contra Portugal.

Por outro lado, o Grupo A reunirá as seleções mais fracas da competição. A anfitriã Polônia terá pela frente a Grécia, a Rússia e a República Checa. Poloneses e gregos vão protagonizar o jogo de abertura da Euro, no dia 8 de junho, na capital Varsóvia.

Mais competitivo, o Grupo C terá duas seleções campeãs mundiais. A Espanha iniciará a defesa do seu título europeu diante da tradicional Itália. Depois, enfrentará Irlanda e Croácia. O Grupo D também contará com dois campeões mundiais. França e Inglaterra duelarão logo na primeira rodada. Completam a chave a anfitriã Ucrânia e a Suécia.

O sorteio das chaves contou com a presença de ídolos do futebol mundial, que participaram das conquistas das últimas edições da Euro, como o francês Zinedine Zidane, os alemães Oliver Bierhoff e Paul Breitner, o holandês Marco Van Basten e os espanhóis Luis Suarez e Joan Capdevilla.

A Eurocopa de 2012 acontecerá entre os dias 8 de junho e 1º de julho do ano que vem e será a última a acontecer neste formato de 16 seleções. A partir da edição seguinte, na França, em 2016, serão 24 classificados para a fase de grupos, o que significa que quase metade dos 53 associados da Uefa disputará o torneio.

Confira os grupos da Eurocopa 2012:

Grupo A

PolôniaGréciaRússiaRepública Checa

Grupo B

HolandaDinamarcaAlemanhaPortugal

Grupo C

EspanhaItáliaIrlandaCroácia

Grupo D

UcrâniaSuéciaFrançaInglaterra

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]