• Carregando...

O nome Hypólito ingressou neste ano no seleto grupo dos campeões mundiais de ginástica, após vitória de Diego no solo no Mundial de Melbourne, na Austrália. Agora o sobrenome dessa família carioca entrará para um galeria imortal.

O principal representante da ginástica masculina do país prepara para 2006 um movimento inédito para batizar e ainda servir como trunfo para perpetuá-lo no topo da modalidade.

"Você ter um movimento próprio pesa muito em cada coreografia. É um diferencial importante", analisa Diego que começou a aprimorar o salto logo após o retorno da Austrália no fim de novembro. "Eu já tinha essa idéia e daí comecei a testar e em duas semana estava quase bom", conta.

A iniciativa de Diego repete a trajetória de Daiane dos Santos há dois anos. Ela foi precursora na criação de um movimento próprio e emprestou seu sobrenome ao duplo twist carpado. Com ele, conquistou a primeira medalha do país em mundiais da modalidade.

E a semelhança com Daiane não pára por aí. O salto de Diego quase igual ao da Pérola Negra. "A diferença é que no segundo mortal ele dá um giro no próprio eixo", explicou o técnico Frederico Hailer (ver desenho nesta página).

Apesar da semelhança, o movimento tem grande originalidade na categoria masculina. "É até um movimento simples, mas não há ninguém hoje fazendo nada parecido", disse Hailer. E mais: o salto pode ser uma vantagem por muito tempo para Diego.

Afinal, apenas seis atletas em atividade emprestam seu nome a um movimento. E nenhum deles é no solo. O maior número está nas paralelas com o esloveno Aljaz Pegan, o chinês Li Xaopeng, o romeno Marius Urzika e o norte-americano Jason Gatson. O romeno campeão mundial de salto Marian Dragulesco tem um movimento no aparelho e o francês Danny Rodrigues batiza um exercício na argola.

"É um diferencial que pode definir um título, com um peso muito grande. É um algo a mais na apresentação", afirmou Diego. Tanto que ele ainda não definiu quando irá apresentar o movimento na primeira vez.

Diego tem ainda outro fato a comemorar. Com a mudança no código de pontuação da Federação Internacional de Ginástica, que entrará em vigência no próximo ano, o salto já nascerá na categoria F, ou o peso máximo da modalidade.

O salto Hypólito faz parte do processo do ginasta para seu maior objetivo: o pódio olímpico em Pequim-08. A CBG confia nessa possibilidade. "Ele será o primeiro medalhista olímpico da América do Sul", afirmou a presidente Vicélia Florenzano, em tom quase profético após o Mundial.

Diego assumiu a responsabilidade e acredita poder trazer inclusive a medalha de ouro. "Não é fácil, mas se observar são os mesmos concorrentes do mundial. Sou uma pessoa muito focada e vou trabalhar muito por isso", disse o ginasta que precisou de apenas duas semanas de treino para conquistar o grande feito da ginástica masculina. Diego sofreu uma séria contusão, passou vários meses parado e só retomou os treinos às vésperas do Mundial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]