• Carregando...
Jogadores do Coritiba treinam sob o novo sistema de iluminação do Alto da Glória: meta de voltar à elite cada vez mais perto – na conta do time, faltam apenas quatro vitórias | Antônio Costa/ Gazeta do Povo
Jogadores do Coritiba treinam sob o novo sistema de iluminação do Alto da Glória: meta de voltar à elite cada vez mais perto – na conta do time, faltam apenas quatro vitórias| Foto: Antônio Costa/ Gazeta do Povo

Alviverdes

Retorno

Pereira, recuperado de lesão, deve ser a única mudança em relação ao time que venceu o Bragantino, no sábado. O zagueiro deve entrar no lugar de Cleiton, suspenso. Outra baixa é o lateral-esquerdo reserva Dênis, que sentiu uma fisgada na coxa esquerda durante o treino noturno no domingo e foi vetado.

Festa

Em comemoração ao Dia da Criança e ao aniversário do Coritiba, a diretoria do clube programou eventos voltados aos pequenos torcedores. Hoje, o Estádio Couto Pereira abre as portas das 10 às 16 horas para o público, que poderá participar de jogos e brincadeiras. A entrada é gratuita.

Mascotes

Os sócios-torcedores da modalidade Coxa Kids ou dependentes de sócios de outros planos poderão entrar com o time em campo nesta noite. Para tanto, além de se associada, a criança deve ter de 6 a 12 anos e se cadastrar pelo site www.mascotinhosdocoxa.com.br.

O Coritiba completa hoje seu 101.º aniversário com festa para para a torcida e desafio em campo. A partir das 19h30, enfrenta o Amé­­rica-RN no Couto Pereira – será a inauguração oficial do novo e mais potente sistema de iluminação do estádio. Para jogadores e comissão técnica, a obrigação é vencer para que o torcedor se despeça com traje de gala do "ano do centenário".A partida contra o vice-lanterna é uma espécie de marco dos al­­tos e baixos do Alviverde nos últimos 365 dias: pela frente, indícios de um futuro promissor. Hoje, o Coxa quer diminuir para três o número de jogos que ainda precisa vencer para voltar à elite.

Ficam no passado os fatos la­­men­táveis que marcaram as co­­memorações dos 100 anos. Há exato um ano, o time estava na 15.ª posição da Série A. Poucos levantariam a hipótese de rebaixamento. Mas a história mostrou-se ainda mais terrível. Em 6 de de­­zembro, o time perdeu por 1 a 1 para o Fluminense na última ro­­dada. Mais do que a queda, a data marcou a invasão do campo e os atos de violência de "torcedores".

O time começou 2010 punido no STJD com a maior pena aplicada a um time de futebol no país: R$ 600 mil de multa e a perda de 30 jogos de mando (pena reduzida a um terço). "Quando cheguei ao clube [em janeiro], vi que seria um ano de dúvida do torcedor e de outros times sobre como o Coritiba iria reagir ao descenso", lembra o meio-atacante Enrico.

Na época, o conselheiro Vílson Ribeiro de Andrade foi eleito vice-presidente e assumiu a gestão do clube. O técnico Ney Franco manteve-se no comando do time para levar o Alviverde de volta à Série A.

Agora, a equipe comemora. Acumula 33 vitórias em 51 jogos, apenas oito derrotas e o título de campeão paranaense.

A eliminação da Copa do Brasil foi considerada prematura – caiu na segunda fase, derrotado pelo Avaí –, mas pode ter dado mais força para a arrancada na Série B, a contar pelo exemplo de 2009. "[No ano passado] Focamos muito na Co­­pa do Brasil, abrimos mão do Bra­­sileirão. Quando voltamos pa­­ra a competição, tivemos dificuldade", conta o zagueiro Pereira.

Na Segundona, o Coritiba tem o melhor aproveitamento das 20 equipes (ganhou 65% dos pontos disputados) e está há oito jogos sem perder. É líder há cinco rodadas, com mais do dobro de pontos do adversário de hoje – 53, contra 26 do América. Se for campeão, repetirá um feito que o torcedor não comemora há 37 anos: celebrar dois títulos em um ano.

Ainda assim, Ney Franco chama a atenção para que o elenco não se renda à pressa de garantir o acesso. "A festa é do torcedor. Internamente, vemos o jogo [de hoje] como mais um desafio difícil. Temos algumas lições, como estarmos liderando no primeiro turno e perdemos de 5 a 1 para o Ipatinga [então vice-lanterna]", lembra o treinador.

Colaborou Robson Martins.

Ao vivo

Coritiba x América-RN, às 19h30, no PFC e no tempo real da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/esportes)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]