• Carregando...
Aos 40 anos, Velloso tem no currículo de treinador passagens por América de Rio Preto e Grêmio Catanduvense | Guilherme Dionízio/Futura Press
Aos 40 anos, Velloso tem no currículo de treinador passagens por América de Rio Preto e Grêmio Catanduvense| Foto: Guilherme Dionízio/Futura Press

Velloso precisa melhorar aproveitamento para garantir classificação

O técnico Velloso terá que conseguir um desempenho melhor do que os 50% que teve no comando da Catanduvense para garantir a classificação paranista à segunda fase do Estadual.

Para não depender de outros resultados, o Tricolor precisa vencer três dos quatro jogos que restam na primeira fase. Ou seja, precisaria conquistar 75% dos pontos em jogo, bem acima do aproveitamento paranista, em 10 partidas no Estadual, que é de 36,33% dos pontos.

Se repetir o aproveitamento de 50%, o técnico deixa o Tricolor no limite do rebaixamento. Para fugir da degola, são necessárias duas vitórias em quatro jogos.

Além do clássico com o Coritiba, na Vila Capanema, o Paraná ainda enfrenta o Rio Branco (fora), o Foz do Iguaçu(em casa) e Iguaçu (em casa).

A aposta da diretoria do Paraná em Velloso, para afastar a crise da Vila Capanema, é mais uma tentativa de repetir o sucesso obtido com os então desconhecidos treinadores Caio Jr, Paulo Bonamigo e Cuca. A diferença é que todos eles, ao contrário do ex-goleiro do Palmeiras, fizeram história jogando por clubes paranaenses e tiveram algum "estágio" na função de auxiliares em clubes locais. Além disso, foram testados quando o Tricolor vivia momentos de traquilidade, sem pressão de resultados imediatos.

A diretoria paranista ainda não se manifestou sobre o novo treinador. Não revelou quais os critérios adotados para contratação dele. Fato é que Velloso tem um currículo bem mais enxuto que o seu antecessor, Paulo Comelli. O técnico comandou mais de 30 equipes antes de assumir o Paraná no Brasileiro da Série B de 2008, enquanto que Velloso tem na bagagem apenas duas equipes do interior paulista.

Depois de encerrar a carreira no gol, em 2007, ele assumiu o América de São José do Rio Preto e conquistou apenas uma vitória em seis jogos – nos outros jogos três empates e duas derrotas. Aproveitamento de 33,33% dos pontos.

Depois disso, partiu para um estágio, com Luiz Felipe Scolari. Ele acompanhou parte da preparação da seleção portuguesa e os dois primeiros jogos da equipe na Eurocopa-2008. De volta ao Brasil, assumiu a Catanduvense, chegando às quartas-de-final da Copa Paulista. Foram 26 jogos - nove vitórias, nove empates e oito derrotas, aproveitamento de 50% dos pontos disputados. Terminou a sua participação com derrotas nas duas últimas partidas, ambas por 3 a 0 para o América e Taquaritinga.

Para mostrar que o estágio com Felipão e a experiência no interior paulista podem salvar a temporada Tricolor, Velloso será apresentado, junto com o seu auxiliar Noslen Mehl na tarde desta terça-feira (10), na Vila Capanema, e já comanda o time no clássico desta quarta-feira, às 19h30, diante do Coritiba.

Velloso ganha reforço

O Paraná deve anunciar nesta quarta-feira (10), junto com o seu novo treinador, mais um zagueiro para reforçar a equipe. Trata-se de Leandro, destaque da Adap no vice-campeonato de 2006, perdido para o Tricolor. Depois dessa boa campanha, Leandro acabou no Coritiba, um ano depois, quando foi titular durante o Paranaense; no Brasileiro, perdeu a posição para Jéci.

Torcida desconfia

Se no passado o Paraná apostou em técnicos iniciantes, como os citados acima, Velloso não terá muito tempo para ganhar a confiança da torcida. O time está mal no Paranaense, à beira da zona de rebaixamento e cobrado pelos torcedores. "Nesse momento, trazer uma pessoa sem experiência... Nota-se a incompetência da diretoria paranista, mais uma vez, agora é somente esperar o pior. Infelizmente, a terceirona nos aguarda", comentou o internauta Sandro Toledo, no site da Gazeta do Povo Online.

"Acho que a diretória se precipitou em trazer um jovem treinador num momento tão conturbado. Mas como já está feito, é torcer que o mesmo tenha sucesso", completou o internauta Alex Sander.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]