• Carregando...
Invictos, ingleses comemoram classificação ao Mundial da África do Sul | Adrian Dennis/Reuters
Invictos, ingleses comemoram classificação ao Mundial da África do Sul| Foto: Adrian Dennis/Reuters
  • O brasileiro Pepe trouxe alívio para Portugal de Cristiano Ronaldo. Lusitanos ainda estão na luta
  • Jogadores do Brasil comemoram o gol marcado por Júlio Baptista

Oito vitórias em oito jogos. Com cam­­panhas impecáveis, Ingla­­ter­­­ra e Espanha garantiram on­­tem vaga na Copa do Mundo de 2010 – se juntam à Holanda, até então a única europeia classificada. Sérvia, Dinamarca e Eslo­­váquia, que também poderiam carimbar o passaporte com duas rodadas de antecedência, viram os adversários continuarem na briga.

Os ingleses fizeram a festa em casa, ao golear a Croácia por 5 a 1, se vingando da desclassificação nas Eliminatórias da Eurocopa. Os gols em Wembley foram de Lam­­pard (2), Gerrard (2) e Rooney. O brasileiro naturalizado croata, Eduardo da Silva, descontou. A vaga do grupo 6 na repescagem está entre os próprios croatas, com 17 pontos e um jogo a mais, e a Ucrânia, com 15. O time de Shev­­chenko apenas empatou por 0 a 0 com a Bielorrússia.

Os espanhóis ratificaram a classificação com a vitória por 3 a 0 so­­bre a Estônia, em Mérida. Fa­­bre­­gas, Ca­­zorla e Mata marcaram. Ao em­­patar por 1 a 1 em casa com a Tur­­quia, a Bósnia-Herzegovina manteve quatro pontos de vantagem na briga pelo segundo lugar do grupo 3.

A Dinamarca seria campeã do 1 caso vencesse a Albânia e a Sué­­cia não ganhasse de Malta. Po­­rém ficou no empate por 1 a 1, enquanto os suecos obtiveram um sofrido 1 a 0 e diminuíram a diferença para três pontos. Com a vitória fora de casa sobre a Hungria, também pelo placar mínimo – gol do brasileiro Pepe –, Portugal continua na briga pela repescagem. As duas seleções estão dois pontos atrás da Suécia.

O grupo 2 continua disputado. A Suíça segue na liderança, com 17 pontos, após o empate por 2 a 2 com a Letônia, terceira, com 14. Em segundo lugar, com a mesma pontuação, a Grécia decepcionou ao ficar no 1 a 1 com Moldova. Ao massacrar Luxemburgo por 7 a 0, Israel chegou aos 12 pontos.

No 3, a Eslováquia até fez a sua parte ao bater a Irlanda do Norte fora de casa por 2 a 0. Ainda não se classificou porque a Eslovênia venceu a Polônia, porém só precisa de mais dois pontos. Os eslovenos dividem a segunda colocação com a Irlanda do Norte. Ainda estão na briga pela repescagem a República Tcheca, que goleou San Marino por 7 a 0, e os poloneses.

Alemanha e Rússia brigam pela ponta no grupo 4. Jogando em casa, os alemães fizeram 4 a 0 so­­bre o Azerbaijão e chegaram aos 22 pontos. Fora, os russos venceram o País de Gales por 3 a 1 e continuam apenas um ponto atrás.

A Sérvia só precisava ganhar da França em casa para faturar o grupo 7. Porém cedeu o empate por 1 a 1 e joga por mais uma vitória. Qua­­tro pontos atrás, os franceses devem se contentar com a repescagem. No 8, a Itália venceu a Bulgá­­ria por 2 a 0 em Turim e abriu quatro pontos para a Irlanda. Também só precisa de mais uma vitória para se garantir na África do Sul.

* * * * *

Caminho à África

Entre as principais seleções europeias, apenas Portugal corre o risco de não disputar sequer a repescagem.

Portugal

A vitória fora de casa sobre a Hungria manteve as chances. Para ficar em segundo, terá de ganhar novamente dos húngaros e passar pela fraca Malta na última rodada, além de torcer por um tropeço da Suécia contra Dinamarca (fora) ou Albânia (casa).

França

O empate com a Sérvia, em Belgrado, manteve os franceses quatro pontos atrás dos líderes. A primeira colocação só virá com vitórias sobre Ilhas Faroe e Áustria, em casa, e dois tropeços dos Sérvios, que enfrentam Romênia (casa) e Lituânia (fora). Dois pontos garantem os Bleus na repescagem.

Alemanha

Com vantagem de um ponto sobre a Rússia, os alemães jogam por uma vitória contra o adversário direto, fora de casa, na próxima rodada. Em caso de empate, só precisam bater a Finlândia no último jogo. Os russos ainda enfrentam o Azerbaijão fora de casa.

Itália

Abriu quatro pontos de vantagem sobre a segunda colocada Irlanda, adversária da próxima rodada, fora de casa. Um empate coloca os italianos na Copa.

Espanha, Inglaterra e Holanda

As duas primeiras seleções se juntaram hoje aos holandeses, já garantidos no Mundial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]