• Carregando...
 | Adrian Dennis / AFP
| Foto: Adrian Dennis / AFP

Com uma atuação soberba e de encher os olhos de sua torcida, a Inglaterra derrotou a Croácia por 5 a 1, nesta quarta-feira, em Wembley, e assegurou uma vaga na Copa de 2010 com duas rodadas de antecedência. O English Team se manteve 100% nas eliminatórias europeias, chegou aos 24 pontos (oito vitórias em oito jogos) e não pode mais ser alcançado por ninguém no grupo 1.

É a 13ª participação da Inglaterra no Mundial. A última vez que a seleção da Terra da Rainha ficou fora de uma edição do torneio foi em 1994. Além dos britânicos, mais outras sete seleções, além da já garantida anfitriã África do Sul, carimbaram seus passaportes: Holanda, Japão, Brasil, Coreia do Sul, Austrália, Coreia do Norte e Gana.

Início devastador em Wembley

Contando com o apoio da torcida, a Inglaterra começou a partida a mil por hora e, apesar das declarações de véspera, o time parecia, sim, disposto a se vingar dos croatas. Há pouco menos de dois anos, a seleção da antiga Iugoslávia eliminou o English Team da Eurocopa com uma vitória em pleno Wembley.

Logo aos sete minutos, o meia Lennon, do Tottenham, driblou Simunic e acabou sendo derrubado dentro da área. Pênalti. Na cobrança, Lampard abriu o placar.

Dez minutos depois, Lennon foi decisivo mais uma vez. O meia cruzou da direita na medida para Gerrard, de cabeça, escorar com estilo para o fundo das redes. Festa dos mais 70 mil ingleses presentes no estádio que, após o gol cantaram o hino inglês a plenos pulmões.

Assustada, a Croácia pouco passava do meio de campo. O brasileiro Eduardo da Silva, naturalizado croata, ficava isolado na frente e só veio aparecer aos 29 em um chute que passou longe da meta do goleiro Green.

E se o camisa 1 britânico pouco trabalhava, do outro lado, Runje operava verdadeiros milagres e salvava sua seleção de um vexame maior ainda na primeira etapa.

Pé no freio e mais gols de cabeça

No segundo tempo, a Inglaterra diminuiu um pouco o ritmo, mas, mesmo assim, seguiu dominando as ações. Todos jogadores dividiam as bolas com muita vontade e se entregavam como se a partida fosse uma verdadeira decisão de Copa.

Aos 14, apesar do ritmo mais devagar, os ingleses ampliaram. O lateral Glen Johnson, do Liverpool, fez bela jogada pela direita e colocou a bola na medida na testa de Lampard.

Empolgada, o time do italiano Fabio Capello voltou a pressionar a saída de bola croata. E a tática do "abafa" surtiu efeito aos 21. Após cruzamento de Rooney, Gerrard fez o quarto. Detalhe: usando a cabeça como os dois gols anteriores.

Eduardo da Silva, até então apagado na partida, aproveitou rebote de Green e descontou para os visitantes aos 27 minutos.

Destaque da primeira etapa, o goleiro croata Runje jogou sua atuação no lixo aos 31 minutos. Após receber um recuo, o camisa 12 croata deu uma pixotada e a bola sobrou para Rooney que, sozinho na grande área, só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol e correr em direção as arquibancadas para comemorar.

Ucrânia empata fora de casa

Em outro jogo da chave, a Ucrânia foi a Minsk e não passou de um magro 0 a 0 com a Bielorrússia. Com o resultado, a seleção de Shevchenko e companhia segue na terceira colocação, agora com 15 pontos, e na briga por uma vaga na repescagem com a Croácia.

Fechando a rodada, Andorra, em casa, perdeu de 3 a 1 para o Cazaquistão. Ambas seleções já estavam eliminadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]