Com o sexto lugar no GP de Cingapura ficou ainda mais difícil para Barrichello conquistar o título da Fórmula 1. Mesmo porque, seu companheiro na Brawn GP, o inglês Jenson Button, foi o quinto colocado na prova e somou um ponto a mais.
Agora, depois de 14 etapas disputadas, Button tem 84 pontos diante de 69 de Rubinho. E a diferença que era de 14 passou para 15 pontos. Assim, o inglês pode garantir o título já na próxima corrida, o GP do Japão, domingo que vem, em Suzuka. Desde que abra 20 pontos de vantagem sobre o brasileiro.
Depois da prova de Suzuka, o calendário terá apenas a corrida de Interlagos, dia 18 de outubro, e a de Abu Dabi, em 1.º de novembro. E se Rubinho vencer as duas e Button não pontuar, os dois ficariam com a mesma pontuação, o que não seria suficiente para o brasileiro: o inglês tem quatro vitórias a mais, o que é o primeiro critério de desempate.
Para ampliar a diferença entre ambos de 15 para 20 pontos, Button precisa, necessariamente, chegar entre os quatro primeiros colocados no GP do Japão e torcer por um resultado desfavorável de Rubinho. Em resumo, o inglês será campeão em Suzuka se: vencer e Rubinho não for ao pódio; terminar em segundo e Rubinho não for no mínimo quinto; terminar em terceiro e Rubinho não for no mínimo sétimo; e terminar em quarto e Rubinho não for no mínimo oitavo.



