• Carregando...

Comandado pelo técnico brasileiro Jorvan Vieira, o Iraque venceu, ontem, a Arábia Saudita, por 1 a 0, e conquistou pela primeira vez o título da Copa da Ásia. O feito foi comemorado por milhares nas ruas do país, ocupado por tropas dos Estados Unidos desde 2003 e que sofre com a violência armada e os constantes atentados. Aos 26 minutos do segundo tempo, Yunis Mahmud marcou de cabeça o gol da conquista. Em Bagdá, houve festa e vários tiros foram disparados para o alto – desta vez, em sinal de comemoração. O governo havia solicitado que não houvesse esse tipo de comemoração, além de proibir a circulação de carros em algumas cidades.

As autoridades haviam proibido também as aglomerações. Havia o temor de novos atentados contra os torcedores – nas comemorações da vitória na semifinal, houve ataques em dois pontos da capital iraquiana, deixando cerca de 50 mortos e 150 feridos.

O time iraquiano era formado por sunitas, xiitas e curdos. A seleção tem sido encarada como um motivo de esperança para o país, às voltas com uma guerra civil causada por diferenças religiosas e étnicas, agravada ainda pela ocupação norte-americana. Torcedores carregavam neste domingo cartazes com frases do tipo "Felicidades ao Iraque unido".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]