• Carregando...
Alex Schwazer quer que seus exames dos últimos quatro anos sejam reavaliados, para provar que ele não estava dopado quando foi ouro em Pequim | Pierre Teyssot/ AFP
Alex Schwazer quer que seus exames dos últimos quatro anos sejam reavaliados, para provar que ele não estava dopado quando foi ouro em Pequim| Foto: Pierre Teyssot/ AFP

O italiano Alex Schwazer, campeão da olímpico da marcha de 50 quilômetros em Pequim 2008, excluído dos Jogos de Londres nesta segunda-feira (6) por doping, afirmou que conseguiu a eritropoetina (EPO), com a qual deu positivo em exame feito no dia 30 de julho, na Turquia.

Em entrevista coletiva, o atleta afirmou que obteve a substância por si só. Schwazer explicou todo o processo da aquisição da EPO e garantiu que não se dopou durante os Jogos realizados na capital chinesa. "Era uma coisa minha e não queria colocar ninguém em problemas. Me informei através da internet, fui ao exterior e só. Mais precisamente à Turquia. Consegui a EPO e voltei para a Itália".

Na entrevista coletiva transmitida ao vivo na televisão, o atleta afirmou que buscou a substância fora da Itália, por medo de ser pego em uma escuta telefônica. O atleta disse que o doping é algo recente em sua vida, depois de três anos muito difíceis. "Estava cansado e não podia mais", contou. Schwazer disse que se desesperou e tentou que não fosse feito o controle antidoping, quando médicos foram a sua casa.

Sobre a possibilidade de o Comitê Olímpico Internacional voltar a analisar as amostras de urina de Pequim 2008, o italiano se mostrou tranquilo. "Só ficarei satisfeito se todos meus testes antidoping feitos nos últimos anos, incluídos os dos Jogos Olímpicos de 2008, forem analisados de novo e publicados", afirmou.

Em entrevista publicada ontem pelo jornal "La Gazzetta dello Sport", Schwazer afirmou que fez uso de EPO entre 13 e 29 de julho. O atleta disse que o fez só, sem ajuda de ninguém, algo que aprendeu a fazer pela internet.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]