• Carregando...

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, informou aos membros da organização que pretende tentar um segundo mandato à frente da principal entidade esportiva do mundo, disse uma autoridade do COI à Reuters nesta sexta-feira (24).

A autoridade disse que Rogge, de 66 anos, eleito pela primeira vez em 2001 para um mandato de oito anos, enviou uma carta a todos os membros do órgão, dizendo que tentará ser reeleito para um segundo mandato. As eleições acontecem no ano que vem, em Copenhague.

Nenhum outro membro do COI anunciou a intenção de se candidatar. Logo, Rogge pode vencer sem concorrentes.

"Hoje, Jacques Rogge mandou uma carta para todos os membros do COI, anunciando sua candidatura para um segundo mandato, de quatro anos, como presidente", disse a autoridade.

Rogge, que é belga, substituiu Juan Antonio Samaranch e é o oitavo presidente da organização desde sua fundação, em 1894, dois anos antes dos primeiros Jogos modernos.

Ele assumiu o COI em uma época difícil, em meio a denúncias de corrupção nos Jogos de Inverno de Salt Lake City, envolvendo propinas em troca de votos dos membros.

Vários integrantes do COI foram obrigados a abandonar o órgão e outros levaram advertências por terem arranhado a credibilidade do COI.

Cirurgião ortopédico, Rogge se envolveu com as Olimpíadas há 40 anos, como esportista, autoridade olímpica nacional e membro do COI desde 1991.

Rogge também competiu em três Olimpíadas, como iatista, de 1968 a 1976, além de jogar rúgbi pela seleção da Bélgica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]