• Carregando...

O meio fundista Joaquim Cruz, um dos maiores atletas olímpicos da história do país, será homenageado durante o Prêmio Brasil Olímpico 2009, marcado para a próxima segunda-feira, no Maracanãzinho. O ex-atleta receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, na temporada em que marca 25 anos da conquista da medalha de ouro na prova dos 800m nas Olimpíadas de Los Angeles-84.

Aquele vitória foi a primeira do Brasil na história dos Jogos em provas de pista. Além disso, Joaquim superou o então recordista mundial Sebastian Coe. Quatro anos depois, em Seul-88, ele ganhou a prata na mesma prova. Nascido em Taguatinga (DF) há 46 anos, Joaquim Cruz trabalha atualmente com a equipe paraolímpica americana de atletismo, além de dois atletas olímpicos.

"Se não fosse a decisão da minha mãe de se mudar sozinha de Corrente, no Piauí, para Brasília com seis filhos, dificilmente eu teria me tornado um atleta. Em Brasília pude estudar no Sesi, onde conheci meu primeiro treinador. Isso mudou o meu destino. Fico feliz de ter vivido as principais mudanças no atletismo. Sou de uma época em que não havia pistas em condições de receber provas internacionais. Hoje essa realidade mudou para melhor", afirmou o Joaquim, que também tem em seu currículo o bronze nos 800m no Mundial de Helsinque-83, e dois ouros nos 1500m nos Pans de Indianápolis-87 e Mar del Plata-95.

O Troféu Adhemar Ferreira da Silva foi criado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em 2001, como forma de homenagear atletas e ex-atletas que representem os valores éticos, esportivos e morais que marcaram a trajetória do saltador, um exemplo de eficiência técnica, esportividade, companheirismo, sentido de coletividade e respeito ao próximo, entre outros.

O ano de 2009 marca a 11ª edição do Prêmio Brasil Olímpico. Seis atletas disputam o troféu de melhor do ano. Entre as mulheres concorrem Natália Falavigna (taekwondo), Poliana Okimoto (maratonas aquáticas) e Sarah Menezes (judô). No masculino, disputam Cesar Cielo (natação), Diego Hypolito (ginástica) e Torben Grael (vela). A votação pode ser feita até o dia 21 e será encerrada 30 minutos antes do anúncio dos vencedores. O voto popular decide a votação que prossegue na Internet pelo site www.premiobrasilolimpico.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]