• Carregando...
Jogadores do Corinthians comemoram com o zagueiro Chicão, autor do único gol da partida contra o Fluminense | Marcos Bezerra/Futura Press
Jogadores do Corinthians comemoram com o zagueiro Chicão, autor do único gol da partida contra o Fluminense| Foto: Marcos Bezerra/Futura Press
  • Fernandão marcou contra o seu ex-time, o Internacional, mas saiu aplaudido
  • Com dois gols de pênalti, Vagner Love foi o destaque do Fla contra o Prudente

Em Florianópolis

Avaí 2Vasco 0

Mesmo diante de um adversário determinado a se recuperar, o Avaí alcançou ontem a segunda vitória no Campeonato Brasileiro ao fazer 2 a 0 em cima do Vasco, na Ressacada, em Florianópolis. Com sete pontos na tabela de classificação, o time catarinense manteve a invencibilidade e a condição de vice-líder, no saldo de gols. O ponto alto é o ataque, melhor da Série A, com dez bolas na rede em três partidas.

O que se viu no primeiro tempo do jogo, contudo, foi a superioridade do Vasco. O time carioca impôs à equipe catarinense uma marcação forte e, limitando os espaços, colocou em destaque, com grandes intervenções, o goleiro Renan. Da reserva – entrou na vaga de Zé Carlos, suspenso –, ele entrou para brilhar na etapa inicial com excelentes defesas, em cobrança de falta do volante Léo Gago e em chute de Philippe Coutinho.

Mais ofensivo no primeiro tempo, o Vasco, que estreava o técnico Celso Roth, foi traído por um erro de sua defesa aos 28 minutos. O volante Nilton tentou afastar, mas chutou em cima de Rafael Carioca. Oportunista, o atacante Roberto – um dos artilheiros do campeonato, agora com quatro gols – pegou a sobra e mandou no canto direito do goleiro Fernando Prass.

O atacante Rafael Coelho perdeu a melhor chance vascaína. Aos 26 minutos do segundo tempo, ele pegou uma sobra do goleiro Renan e chutou na trave. Roth decidiu arriscar ainda mais para evitar a derrota e lançou Dodô. Com três atacantes, o time pressionou, mas pecava nas finalizações. Aos 46 minutos sofreu o golpe que o colocou na vice-lanterna. Em troca de passes pela direita com Anselmo, Robson dominou na área e ampliou para 2 a 0.

Na próxima rodada, na quarta-feira, às 19h30, o Avaí joga diante do Grêmio, em Porto Alegre. O Vasco enfrenta o Internacional, quinta-feira, às 21 horas, no estádio de São Januário, no Rio.

Em Campinas

Guarani 2Cruzeiro 2

O Bugre perdeu a chance de se manter perto dos primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Na noite de ontem, pela terceira rodada, jogando no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, o time da casa abriu dois gols de vantagem sobre o Cruzeiro, mas cedeu o empate no segundo tempo. Com o resultado, o Guarani chegou aos cinco pontos, mesmo desempenho do Cruzeiro.

O time paulista começou o jogo bem fechado, apostando nos contra-ataques para vencer a Raposa. E o esquema tático montado pelo técnico Vagner Mancini deu certo. Aos 11 minutos, Mazolla roubou uma bola no meio de campo e lançou Roger, que tocou na saída de Fábio. No segundo gol, ainda no primeiro tempo, Mazolla fez outra boa jogada pela esquerda, entrou na área e cruzou. Roger, livre, só tocou para o fundo das redes. Foi o quarto dele, artilheiro ao lado de Roberto, do Avaí.

Na segunda etapa, o Cruzeiro voltou melhor e conseguiu diminuir a vantagem logo aos seis minutos, quando o zagueiro Gil aproveitou cruzamento de Jonathan e completou. Aos 30 minutos, Guerrón empatou de cabeça, após cruzamento de Thiago Ribeiro.

Os dois times voltam a campo na próxima quarta-feira, às 21h50. O Guarani vai a Santos, onde enfrenta o time da casa. Já o Cruzeiro jogará em Belo Horizonte contra o Botafogo.

Em São Paulo

Corinthians 1 Fluminense 0

O Timão fez a sua torcida sofrer, mas conseguiu vencer o Fluminense por 1 a 0, ontem, no Pacaembu, em São Paulo, mantendo a liderança do Campeonato Brasileiro, com nove pontos, e o desempenho 100%, com três vitórias. O resultado positivo, mais uma vez, está fazendo com que os corintianos se esqueçam da decepção pela eliminação na Copa Libertadores da América e aumentando a esperança de que o time possa voltar a disputar a competição internacional no próximo ano.

O time corintiano sentiu a ausência de Ronaldo, que na véspera do jogo sofreu uma contusão na panturrilha e avisou o técnico Mano Menezes, que preferiu poupá-lo. O time fez uma partida razoável sem o Fenômeno e foi o vencedor graças a uma boa cobrança de falta do zagueiro Chicão, no primeiro tempo.

A atuação do árbitro gaúcho Leonardo Gaciba influenciou o resultado, porém. O seu trabalho foi marcado por lances polêmicos, gols anulados, pênalti marcado e depois reconsiderado, muitas reclamações dos jogadores, principalmente do Fluminense. Aliás, com mais uma derrota, a situação do time do técnico Muricy Ramalho ficou mais complicada na tabela.

A partida deixou muito a desejar para o público presente de mais 30 mil pagantes na tarde fria no Pacaembu. O Corinthians começou com muito entusiasmo. Mas foi a "malandragem" de Dentinho, que simulou uma falta inexistente de Carlinhos, que possibilitou ao time marcar o gol que acabaria sendo o da vitória. O goleiro Rafael armou mal a barreira e Chicão, pelo lado externo, colocou a bola no canto esquerdo do goleiro, aos 11 minutos. O time carioca dominou, teve mais posse de bola, mas falhou na finalização. Fred, que voltava à equipe após se recuperar de uma cirurgia (apendicite), não estava em um dos seus melhores dias. E o Corinthians soube defender o bom resultado.

Em Porto Alegre

Internacional 0São Paulo 2

A prévia do confronto brasileiros na semifinal da Copa Libertadores da América – que só ocorrerá no fim de julho, depois da Copa do Mundo – foi bem menos quente do que um jogo do torneio mais importante do primeiro semestre costuma ser. Mas valeu bastante para o São Paulo. A equipe tricolor passou pelo Internacional por 2 a 0, ontem, em Porto Alegre, com gols de Hernanes e Fernandão, contabilizando sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro.

O primeiro confronto das duas equipes na temporada valia apenas três pontos na Série A. Para o São Paulo, além de mostrar totais condições de bater os rivais no aguardado mata-mata internacional – embora os gaúchos tenham poupado D’Alessandro e Alecsandro na primeira etapa –, a vitória também melhorou a situação do time de Ricardo Gomes no Brasileirão.

O Tricolor do Morumbi manteve o esquema com três zagueiros que levou a equipe a passar com facilidade pelo Cruzeiro nas quartas de final da Libertadores (duas vitórias por 2 a 0). A defesa mostrou-se novamente como um dos pontos fortes.

Mas é a partir do meio de campo que o time decide suas partidas, apoiado no sistema de jogo de Ricardo Gomes. É verdade, porém, que isso aconteceu com uma certa ajuda do acaso no gol de Hernanes, no final do primeiro tempo. O meia cobrou mal uma falta, na barreira, mas foi brindado com o rebote. Chutou um pouco melhor – não muito – e a bola rasteira, fraca, passou pela barragem desintegrada e traiu o experiente goleiro colorado Pato Abbondanzieri.

O meia ainda roubou uma bola, na intermediária de ataque, aos 17 minutos da segunda etapa, que resultou no segundo gol da equipe. Passou para Dagoberto, correu, recebeu na área, e deu assistência perfeita para Fernandão cair de vez nas graças dos torcedores são-paulinos.

A torcida do Inter, que não lotou o Beira-Rio desta vez, não gostou muito do "presente" do antigo ídolo – campeão mundial pelo Colorado em 2007. Mas o centroavante saiu aplaudido, como no passado. Volta ao estádio no dia 28 de julho, no reencontro internacional entre os dois times.

No Rio de Janeiro

Flamengo 3Prudente 1

O Flamengo curou a "ressaca" pela eliminação na Copa Libertadores da América com o melhor remédio: a vitória. O atual campeão nacional derrotou o Prudente por 3 a 1, neste domingo, no Maracanã, e conseguiu seu primeiro triunfo no Campeonato Brasileiro. Tem agora 5 pontos, dois a mais que o adversário.

Quem esperava um Flamengo apático, abatido, se surpreendeu – principalmente no primeiro tempo. O time dominou os 45 minutos iniciais. Fez um gol, em cobrança de pênalti convertida por Vágner Love, e poderia ter marcado mais.

E não é que o Flamengo conseguiu complicar um jogo que até então parecia fácil? O Prudente empatou a partida no início do segundo tempo, com o atacante Wanderley, e poderia ter virado. O goleiro Bruno salvou a equipe rubro-negra com duas defesas difíceis.

Quando parecia sem força para buscar a vitória, o Fla fez 2 a 1 com o lateral-esquerdo Juan. E liquidou a fatura com outro pênalti convertido por Vágner Love.

Em Fortaleza

Ceará 1Vitória 0

Com um gol nos acréscimos do segundo tempo, o Ceará venceu o Vitória por 1 a 0, ontem, no Estádio Castelão, mantendo uma boa posição na tabela.

Com o triunfo, o Ceará soma sete pontos – dois a menos do que o líder Corinthians, que venceu o Fluminense. Finalista da Copa do Brasil, o Vitória soma apenas um ponto do empate com o Flamengo na rodada passada.

Os dois times ficaram com um jogador a menos ainda no primeiro tempo. Aos 32 minutos, o cearense Heleno trocou cotoveladas com o atacante Júnior, do Vitória, e ambos foram expulsos.

As duas equipes se revezavam no ataque, mas nenhuma conseguia concluir com sucesso para dentro do gol adversário. O jogo caminhava para um empate sem gols até, que aos 47 minutos do segundo tempo, Washington recebeu cruzamento e chutou para marcar o gol da vitória.

Na próxima rodada, o Ceará enfrenta o Goiás fora de casa, na quinta-feira. Um dia antes, o Vitória recebe o Atlético-MG.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]