• Carregando...

A novela sobre o vencedor do Campeonato Brasileiro de 1987 parece estar longe de um fim. Na noite de terça-feira (1º), o Sport publicou nota em seu site oficial revelando decisão da justiça que o aponta como único campeão da principal competição de futebol do País naquele ano, o que contraria decisão recente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

No dia 21 de fevereiro, a CBF reviu a sua decisão de considerar o Sport como vencedor do Campeonato Brasileiro de 1987 ao considerar o Flamengo também como campeão. A decisão judicial, porém, obrigará a entidade a cancelar a Resolução da Presidência nº 02/2011.

"O Sport será confirmado, mais uma vez, como único detentor do título do Campeonato Brasileiro de 1987. O Juiz Francisco Alves, da Segunda Vara Federal, irá notificar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o caso", diz a nota publicada no site oficial do Sport.

A diretoria do Sport já havia avisado que entraria na justiça para ser reconhecido como campeão único do Campeonato Brasileiro de 1987. E usa na sua defesa o fato Superior Tribunal de Justiça (STJ) ter tomado tal decisão em 1999. "Parabenizo nosso grande vice-presidente jurídico, João Humberto Martorelli, pelo seu árduo trabalho nesse caso", afirmou Gustavo Dubeux, presidente do Sport.

Em 1987, a CBF enfrentava problemas financeiros e os principais clubes do País criaram uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro com o nome de Copa União, que teve a participação de 16 times. Posteriormente, a CBF passou a denominar esta disputa como Módulo Verde e criou o Módulo Amarelo da Copa União com clubes que não participavam da elite do futebol nacional.

Além disso, a entidade definiu que os dois melhores times de cada módulo teriam que se enfrentar para definir o campeão brasileiro de 1987. Porém, Flamengo e Internacional, respectivos campeão e vice do Módulo Amarelo, se recusaram a enfrentar Sport e Guarani, primeiro e segundo colocados do Módulo Verde, respectivamente. Assim, a CBF organizou um confronto entre o time pernambucano e o paulista. Vencedora, a equipe de Recife foi apontada como campeã brasileira, e ambas foram indicadas como representantes do País na Libertadores de 1988.

Desde então, o Flamengo tentava, sem sucesso, ter o seu título de 1987 reconhecido. A CBF homologou a conquista do clube carioca no dia 21 de fevereiro, mas agora a decisão da entidade precisará ser revista, o que deixará novamente o Sport como único campeão brasileiro de 1987.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]