• Carregando...
Keirrison comemora recuperação dele e do Coritiba no Brasileirão. Ele é vice-artilheiro (20 gols) e o Coxa o 6º colocado | Antônio Costa / Gazeta do Povo
Keirrison comemora recuperação dele e do Coritiba no Brasileirão. Ele é vice-artilheiro (20 gols) e o Coxa o 6º colocado| Foto: Antônio Costa / Gazeta do Povo

Treinador

A goleada do Vitória sobre o Grêmio deve deixar ainda mais confusa a busca do Coritiba por um novo treinador. Com a certeza de que Dorival Júnior não comandará a equipe ano que vem, o time paranaense tinha em Wagner Mancini o seu técnico predileto para assumir a função. Entretanto ele está negociando uma renovação de contrato com o clube baiano e o sucesso desta tarde por influenciar na decisão.

Além de Mancini, o clube já confirmou sondagens a Alexandre Gallo, atualmente desempregado, e Adilson Batista, do Cruzeiro. Outros nomes, como Paulo Bonamigo e Levir Culpi fazem parte da lista de nomes especulados para assumir o Coxa em 2009, ano do seu centenário. Ney Franco era o favorito, mas acertou sua renovação com o Botafogo.

  • Keirrison agradeceu apoio dos companheiros. Marlos (à esquerda) deu passe para dois dos seus gols neste sábado

É impossível deixar de reconhecer os feitos de Keirrison na goleada de 5 a 1 do Coritiba sobre o Santos no último sábado (22), no estádio Couto Pereira, em Curitiba. Depois de encarar um incômodo jejum de gols nas últimas rodadas (no total foram sete jogos sem marcar) e ter que conviver com fortes críticas da torcida e de parte da imprensa – que chegaram a insinuar que ele já estaria com a cabeça longe do Alto da Glória, visto que teve parte dos seus direitos federativos comprados pela Traffic -, o jogador encontrou sua redenção.

Além de resgatar a sua confiança, e também a da equipe, Keirrison quebrou uma série de recordes e marcou definitivamente seu nome na história do clube. Com os quatro gols marcados na goleada de 5 a 1 sobre o Santos, ele atingiu a marca de 40 gols na temporada 2008 e superou os 38 marcados por Duílio, ídolo do passado, em 1960.

Ele igualou ainda o recorde de 20 gols marcados em um único Brasileirão que era de Marcel (hoje no Grêmio), desde 2003. "Agradeço a Deus por me abençoar novamente. Fico feliz pelos meus companheiros terem me ajudado e pela partida maravilhosa que fizemos. Eles me ajudaram a bater esses recordes e a conquistar essa vitória importantíssima para o Coritiba", disse o jogador.

Mas os feitos de K9 não param por aí. Em 99 anos de história, cinco jogadores (além dele próprio) tinham marcado três gols em uma única partida em campeonatos brasileiros. Com os quatro deste sábado, ele passou Zé Roberto (1974), Freitas (1980), Claudinho (1980), Carlinhos Maracanã (1984) e Cléber (1997). Depois desta rodada, Keirrison assumiu a vice-liderança do Brasileirão com 20 gols marcados, um a menos que Kléber Pereira, do Santos.

Aliás, a equipe santista não guarda boas lembranças do Coritiba, principalmente de Keirrison. Somando os quatro gols marcados nesta rodada, com os três convertidos por Keirrison no primeiro turno, o time paulista tem o carimbo do K9 em sete dos 53 gols que levou em todo o campeonato.

Momento sonhado desde a base

O atacante alviverde não escondeu que o momento vivido após a vitória contra o Santos, quando foi ovacionado pela torcida, era um "sonho de pequeno". "É fruto de muito trabalho, que venho desenvolvendo desde pequeno. Hoje Deus me abençoou e estou feliz por marcar meu nome na história do clube".

Keirrison elogiou a torcida Coxa. "Temos um laço, que vem desde a base. Quando eu vinha assistir aos jogos do profissional, tinha o sonho de um dia estar no gramado com a torcida gritando meu nome. Hoje eu tenho essa possibilidade". "É um sonho realizado, mas agora tenho que criar novos objetivos e continuar trabalhando para alcançá-los".

Futuro

O futuro de Keirrison no Coritiba segue indefinido. Com contrato até abril de 2009, o jogador tende a ser negociado no final do Brasileirão. Detentor de apenas 20% dos direitos federativos do jogador, o clube espera que a dona dos 80% restantes faça uma oferta compensadora pela fatia alviverde. O jogo deste sábado, e a repercussão positiva da goleada e da atuação do jogador, devem valorizar ainda mais o seu "passe".

Se não quiser vender a parte que lhe cabe – já teria recebido propostas, não confirmadas oficialmente, de quase R$ 1,5 milhão – o Coritiba não irá ganhar nenhum centavo quando o contrato do jogador se encerrar. Vale lembrar que o clube contribuiu para a parte final de formação do jogador (no clube desde os 16 anos) e custeou a cirurgia a que ele foi submetido (ficou de fora dos gramados por quase um ano). É normal que agora o alviverde queira recuperar parte do investimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]