• Carregando...
Neymar ganhou mais um carinho da direção santista: tudo pela permanência do atacante | Paulo Whitaker/ Reuters
Neymar ganhou mais um carinho da direção santista: tudo pela permanência do atacante| Foto: Paulo Whitaker/ Reuters

Elano

O meia vai jogar contra o Atlético, domingo, na Arena da Baixada, e deve continuar sendo um dos três cobradores oficiais de pênaltis do time, ao lado de Borges e Neymar. Foi o que Muricy Ramalho decidiu ainda nos vestiários da Vila Belmiro, após a derrota de virada do Santos por 5 a 4 diante do Flamengo, na última quarta-feira. Na última terça, o meia foi um dos jogadores com melhor índice de aproveitamento no treino de cobrança de pênaltis, mas no jogo se comprometeu ao tentar humilhar o adversário, que perdia de 3 a 2, cobrando com cavadinha. "Ele não treinou esse tipo de cobrança", condenou Muricy.

O primeiro dos dois gols de Neymar contra o Flamengo, na última quarta-feira, vai ser imortalizado com uma placa na Vila Belmiro, como um dos mais belos marcados no estádio onde Pelé reinou por quase duas décadas no século passado. A decisão foi tomada ontem pelo presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro. "Naquele momento eu esfreguei os olhos. Não acreditava no que tinha visto. Foi um gol extraordinário, resvalando no sobrenatural. Além de sua empatia, Neymar é um atleta de uma ousadia, rapidez e criatividade que não estão nos anais do futebol", afirmou o dirigente.

A placa vai ser exposta no corredor do portão 16 ao lado de outras, como a que Pelé homenageou Marcelinho Carioca pelo gol marcado no príncipe Edinho, em um clássico entre Santos e Corinthians, na Vila Belmiro, em 1996. Outro gol que mereceu placa foi o de Dutra, marcado para o Santos em um jogo contra o Bahia, em 1997. Há outra que registra um amistoso de artistas com a participação do compositor e cantor Chico Buarque de Holanda no estádio.

"Foi o mais improvável drible que vi nos últimos 30 anos e me fez lembrar uma dupla de mágicos em um espetáculo que assisti na segunda fila, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Um elefante foi levado ao palco e os mágicos jogaram uma toalha sobre ele, fazendo com que desaparecesse. Fique abestalhado, como com o gol de Neymar", elogiou o presidente, que narra com detalhes o lance em que Ronaldo Angelim fica paralisado, diante da inesperada troca de pés e a meia-lua de Neymar, antes de dar a cavadinha, encobrindo Felipe.

O gol de gênio recolocou Neymar nas páginas de importantes jornais esportivos da Europa e pode aumentar o assédio do Real Madrid para tirar o mais famoso atacante do futebol sul-americano da Vila Belmiro. O clube espanhol está disposto a comprar Neymar por 45 milhões de euros (mais de R$ 100 milhões), o mesmo valor da multa, e deixá-lo no Santos até janeiro de 2012, protegido por um seguro contra acidentes. Até já teria acertado com o pai e empresário do garoto, Neymar da Silva Santos, o contrato milionário de cinco temporadas.

Depois do fracasso da seleção brasileira na Copa América, diminuiu um pouco a pressão sobre clube, mas o gol mágico muda outra vez o quadro. "Para mim, não muda nada", garantiu Luis Alvaro. "Almocei no dia do jogo com Neymar e [Paulo Henrique] Ganso no Centro de Treinamento Rei Pelé. Ambos iam jogar o que jogaram para silenciar o coro das cassandras. E acredito na palavra dos dois de que ficarão no clube pelo menos até o fim do ano para participar do Mundial de Clubes no Japão. Vou fazer uma gravação com a palavra para ser a resposta automática às chamadas telefônicas na tentativa de tirar Neymar e Ganso do Santos agora", completou o presidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]