• Carregando...

Sete títulos brasileiros, quatro paulistas, um latino-americano, três do Campeonato das Américas e o bicampeonato do Hollywood Motocross. O currículo do precursor Nivanor Bernardi (catarinense radicado em Curitiba) é evocado pelos pilotos para justificar o domínio paranaense na segunda etapa do Supercross. Morto em 1995, o piloto alavancou o estado nas pistas de terra e deixou um legado que será novamente colocado à prova hoje, no Marumby Expo Center, com abertura às 14 horas e corridas a partir das 20 horas.

Nem todos viram as façanhas de Bernardi nas décadas de 70 e 80, mas os nove paranaenses da disputa – a maioria entre os 33 inscritos – se inspiraram nos feitos do Touro do Paraná.

"Ele começou uma tradição no estado e é até hoje reconhecido nacionalmente. O Nivanor era o piloto oficial da Yamaha nos campeonatos da Hollywood, todo mundo lembra. Foi um ídolo", comenta Leandro Silva. Ele ainda cita Eduardo Sasaki e Paulo Stedile (seu colega de Supercross) como outros nomes fortes da modalidade local.

Segundo colocado na etapa de abertura do Brasileiro, realizada no Rio de Janeiro, Leandro Silva teve pouco tempo para treinar antes da corrida em casa.

No último fim de semana, ele disputou o Motocross das Nações, em Donnington Park, na Inglaterra, e chegou apenas na quarta-feira a Curitiba. Ao lado de Wellington Garcia e Antônio Jorge Balbi, terminou a prova na 14ª colocação, posição inédita para o país.

"Lá, nós fizemos uma parceria, um trabalho em equipe. Sábado, quando cair o gate (dispositivo de largada) será cada um por si e Deus por todos", brinca Leandro, que tem em Balbi, campeão na prova carioca, um grande concorrente na briga pelo título da SX1.

Na SX2, o curitibano Jean Carlo Ramos, vice na primeira etapa, aposta na tradição paranaense para angariar o apoio das arquibancadas.

"O estado sempre revelou grandes pilotos que conquistaram o carinho do público. A nova safra está chegando e o Paraná está cada vez mais forte. O povo sempre agita, incentiva e por isso é muito bom correr em Curitiba", afirma. Em seu segundo ano de existência, o Supercross terá uma estrutura para seis mil pessoas hoje. Os ingressos custam R$ 20.

"O torneio está crescendo bastante e o objetivo é tornar-se a Stock Car das motos, com grande visibilidade e interesse do público", acrescenta Ramos. Os organizadores planejam repetir no Brasil o sucesso do evento nos Estados Unidos e conseguir levar até 50 mil pessoas às provas nos próximos anos.

Serviço

Supercross, no Marumby Expo Center, hoje. Treinos a partir das 14 horas; corridas a partir das 20 horas. Ingressos a R$ 20.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]