• Carregando...

No maior acontecimento esportivo da história de Leipzig, será realizado nesta sexta-feira, no pavilhão principal do parque de exposições, chamado na Alemanha de Messe, o sorteio para a Copa do Mundo de 2006.

"O mundo inteiro vai olhar para Leipzig", afirmou Joseph Blatter, presidente da Fifa.

Dois terços do programa serão dedicados a shows. No palácio de aço e vidro da feira — um projeto arquitetônico dos anos 90 realizado por iniciativa do ex-chanceler Helmut Kohl — foi construído um palco gigante de cinco mil metros quadrados para o sorteio e o espetáculo com o cantor Juanes, da Colômbia, e o mágico holandês Hans Klok.

Roger Milla vai tirar os nomes dos cabeças-de-chave

A parte mais aguardada será quando Markus Siedler, chefe de cerimonial da Fifa, iniciar o sorteio. Roger Milla, ex-jogador de Camarões, tirará as cápsulas contendo os nomes dos países que serão cabeça-de-chave do pote de vidro número um: Brasil, Inglaterra, Espanha, México, França, Argentina, Itália e Alemanha.

Do pote número 2, o holandês Johan Cruyff tirará os nomes dos países da Europa, como Holanda, Croácia e República Tcheca. O alemão Lothar Matthäus, campeão em 1990, vai sortear o pote número 4, da Ásia, Américas do Norte e Central.

As posições dos grupos serão definidas pelos ex-jogadores Christian Karembeu, Lucas Radebe, Masashi Nakayama e Cobi Jones. Nessa parte serão definidas em que datas cada participante vai enfrentar os seus três adversários.

"Escolhemos Leipzig porque queremos mostrar ao mundo a Alemanha reunificada. No último sorteio realizado na Alemanha, em 1973, Leipzig ainda estava no estrangeiro", disse Franz Beckenbauer, presidente do Comitê Organizador da Copa.

Com o sorteio, Leipzig realiza o seu maior desafio desde a reunificação alemã. Enquanto aguardavam a chegada dos 31 treinadores — apenas o argentino José Pekerman não virá por causa do falecimento do seu pai — os habitantes de Leipzig fizeram uma festa.

O sorteio da Copa será também uma viagem nostálgica aos últimos pontos altos do futebol alemão. Horst Eckel, campeão de 1954, é um dos convidados de honra do evento, que contará ainda com a presença do presidente da Alemanha, Horst Köhler, e da nova chanceler, Angela Merkel. Antes do sorteio, serão exibidas cenas do filme "Good-bye Lenin", além de imagens lembrando os triunfos de 1954, 1974 e 1990.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]