• Carregando...

A Ucrânia promete incomodar muito time grande na sua estréia em Copas do Mundo. Esse é o palpite dos brasileiros descendentes de ucranianos que moram em Prudentópolis, na região Central do estado. Primeiro porque foi o primeiro time europeu (fora a anfitriã Alemanha) a se classificar para o Mundial, arriscam os mais jovens. Segundo, por um fato histórico há 64 anos que perturba ucranianos e descendentes, especulam os mais velhos.

Erguer a taça na terra de Hitler seria para eles um gesto muito além da comemoração da vitória. Filhos, netos e bisnetos de ucranianos que se instalaram em Prudentópolis há cerca de 100 anos ainda comentam sobre o Jogo da Morte, em agosto de 1942.

Um time ucraniano, formado em grande parte por ex-jogadores do Dynamo de Kiev, desafiou e venceu nove jogos contra times do exército nazista. Na última partida, em que os jogadores foram orientados a perder, o Start (como passou a ser chamada a equipe) venceu por 5 a 3. O que aconteceu depois ainda é controverso, mas se fala em execução de todos os jogadores ainda no vestiário. Há também a corrente que diz que os jogadores foram presos e levados para campo de concentração de Siretz. "Eles sabiam que iam morrer, pois Hitler havia avisado antes da partida que se o time alemão perdesse, mataria os adversários", conta o padre Domingo Starepravo, neto de ucranianos.

Além da história, a curiosidade marca os ucranianos de Prudentópolis. O radialista Mariano Machula diz que pouco sabe do time, além do atacante Schevchenko, um dos maiores jogadores de futebol do mundo, recentemente negociado do italiano Milan para o inglês Chelsea. "Aqui não passa nada sobre a seleção ucraniana, então não sabemos quem são os jogadores e como eles atuam", diz.

Mas isso não vai impedir que ele e a família vistam a camisa oficial da Ucrânia e, em frente à tevê, torçam pelo país. "Se for contra a Argentina, a torcida será maior ainda", afirma o filho de Mariano, Andrei. Mas, numa eventual partida contra o Brasil (possível nas quartas-de-final), o lado canarinho falará mais alto, segundo eles.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]