• Carregando...

O Coritiba, enfim, tem um novo treinador. Ficará a cargo do paulista de Cafelândia, Estevam Soares, de 49 anos, a missão de recolocar o clube na Série A do Brasileiro. Estevam assinou contrato até 31 de dezembro e será apresentado oficialmente hoje à tarde, no Couto Pereira. Com ele chega também o auxiliar técnico Gérson Sodré para completar a comissão técnica alviverde.

O técnico, porém, só estreará na próxima semana, no jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil, quarta-feira, contra o Icasa (CE), no Alto da Glória. Na partida diante da Adap, domingo, em Campo Mourão, a equipe permanecerá sob as ordens do interino Cláudio Marques. "Mas no domingo eu pego a estrada e estarei lá, assistindo das arquibancadas", antecipou o novo treinador.

A pífia apresentação do Coritiba no empate por 1 a 1 com o Roma na quarta-feira antecipou o anúncio da contratação de Estevam Soares, programada para acontecer apenas no domingo. A diretoria coxa-branca optou por colocar fim à série de especulações, que ligavam Ivo Wortmann, Hélio dos Anjos, Gilberto Pereira, Paulo Bonamigo e, principalmente, Levir Culpi ao clube.

Nome de consenso entre os dirigentes, a cúpula alviverde tentou até o último minuto sensibilizar Levir a abaixar a pedida salarial. Sem sucesso. Irredutível, o técnico sequer cogitou a hipótese de diminuir seus rendimentos.

"Eu tinha muita vontade de dirigir o Coritiba, mas como houve uma redução orçamentária com a queda à Série B, o acerto se tornou inviável. Meu salário é baseado em cima do meu currículo", disse o curitibano Levir Culpi, que em 1991 parou com o Coxa na semifinal da Segundona, diante do Guarani. "Tinha vontade de reescrever a história e subir com o clube. Daquela vez nós fomos prejudicados fora de campo", relembrou.

Com a negativa do número 1 da lista, os dirigentes intensificaram a negociação com Estevam, indicado ao clube por empresários. O presidente Giovani Gionédis justifica a escolha: "Trabalhávamos com vários nomes. Pesou, porém, o fato de o Estevam se encaixar no nosso espírito, além de se adequar ao orçamento. Não adianta nada você contratar o Vanderlei Luxemburgo e não ter como pagá-lo", comparou o cartola.

Estevam tenta reconstruir sua carreira no Alviverde. Ex-zagueiro, de estilo voluntarioso, com passagem pelo próprio Coritiba em 1977, o técnico não teve um bom aproveitamento no ano passado, quando peregrinou sem sucesso por Palmeiras, São Caetano e Ponte Preta.

"Estava há dois meses desempregado. Essa é a chance que eu tenho para voltar ao mercado. O Coritiba é um time grande, de tradição, que merece sempre estar no topo", afirmou ele, campeão alagoano pelo CSA em 1997, principal título do currículo.

Com relação a trocar o Coxa por algum time da Série A, grande temor dos dirigentes, o técnico é evasivo. "É difícil falar de futuro. Posso dizer que estou feliz e motivado para viver o presente. Quero cumprir o meu contrato", decretou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]