• Carregando...
Torcida do Londrina só poderá ver o time em casa na nona rodada da primeira fase da Terceirona, contra o Madureira. | Felipe Rosa/Gazeta do Povo
Torcida do Londrina só poderá ver o time em casa na nona rodada da primeira fase da Terceirona, contra o Madureira.| Foto: Felipe Rosa/Gazeta do Povo

A estreia do Londrina na Série C do Brasileiro será contra a Portuguesa. A confirmação foi feita na tarde desta segunda-feira (9) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que divulgou a tabela básica da competição. O torneio começa no fim de semana de 16 e 17 de maio.

Apesar de ser o mandante contra a Lusa – a data ainda será oficializada pela CBF –, o LEC não poderá vender ingressos para o confronto de estreia. Por causa da confusão generalizada no jogo com o Brasil de Pelotas na semifinal da Série D do ano passado, o Tubarão foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a perda de quatro mandos de campo.

Dessa forma, os duelos contra Portuguesa e Juventude devem ser disputados no Estádio do Café, mas com portões fechados. Já as partidas diante do Tombense e do Guaratinguetá podem receber espectadores, mas terão de ser realizadas a 100 km de distância de Londrina.

O primeiro compromisso como mandante e com a torcida nas arquibancadas será apenas na nona rodada, no dia 25 ou 26 de julho, diante do Madureira. Já a repetição do duelo com o Brasil de Pelotas será no Rio Grande do Sul, no dia 27 ou 28 de junho. A partida em Londrina será em 29 ou 30 de agosto.

Regionalização

A Série C será disputada por 20 times, que foram divididos em dois grupos com 10 equipes cada. As chaves foram divididas de forma regionalizada. O Londrina está no Grupo B com outras equipes das regiões Sul e Sudeste do país. O LEC deve disputar a primeira fase com Caxias, Guarani, Guaratinguetá, Juventude, Madureira, Tupi (equipes já disputaram a Série C em 2014), Portuguesa (rebaixada da Série B), Tombense e Brasil de Pelotas (campeão e vice da Série D).

Já o Grupo A terá equipes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Desta forma, Confiança (que subiu da Série D), América-RN, Icasa e Vila Nova-GO (rebaixados da Série B) vão disputar a primeira fase ao lado de Águia de Marabá, ASA, Botafogo-PB, Cuiabá, Fortaleza e Salgueiro.

Na primeira fase, esses times se enfrentam em turno e returno, com os quatro melhores de cada chave avançando para as quartas de final. Os dois últimos de cada grupo são rebaixados para a Série D.

A partir da segunda fase, ocorre o cruzamento olímpico, com o primeiro lugar do Grupo A enfrentando o quarto lugar da chave B e assim sucessivamente. Os duelos ocorrem em partidas de ida e volta, seguindo o sistema de mata-mata da Copa do Brasil. Os quatro que alcançarem a semifinal estarão na Série B de 2016. A final está marcada para os dias 8 e 22 de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]