• Carregando...

Neste domingo, a cidade de Londrina vai ser sede do primeiro Campeonato Feminino de Sumo do Paraná. A novidade pode ser para as outras cidades, mas em Londrina as mulheres já praticam o esporte há cinco anos. A competição será realizada na da Associação Kaiko, que fica na rua Natal, nº 53, região central.

"É pioneirismo dessas meninas. O campeonato no mês em que se comemora o Dia da Mulher, também é uma homenagem. Não pode existir preconceito. O sumô é um esporte saudável e que pode ser praticado por ambos os sexos", afirmou o presidente da União Londrinense de Sumô, Cassiano Joaquim Gomes.

De acordo com Gomes, cerca de 150 mulheres atletas praticam o sumô no Brasil. No campeonato de Londrina vão participar atletas do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e do Pará. Ao todo serão 80 competidoras.

Para a atleta paranaense Sisneide Aparecida Silvestre de Paula, 37 anos, praticar sumô é um orgulho. "Em princípio foi bem diferente. É um orgulho estar nesse círculo [dohyo – arena onde é praticada a luta] além de termos valorização, apoio e infra-estrutura", garante.

Sisneide já conquistou duas vezes o terceiro lugar em campeonato brasileiro e uma vez o primeiro lugar no campeonato paranaense. "Não sofri preconceitos, apesar do sumô ser uma modalidade por peso", ressaltou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]