• Carregando...

O judô brasileiro continua com chances de conquistar duas medalhas nesta sexta-feira (30) no Mundial, que está sendo realizado no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio. Mas nenhuma de ouro. Derrotadas nas quartas de final, Mayra Aguiar e Maria Portela vão disputar a repescagem nesta tarde e precisam de duas vitórias cada para conquistar o bronze.

Líder do ranking mundial na categoria até 78 kg, Mayra era favorita a ser campeã no Rio. Ela estreou apenas na segunda rodada do Mundial. A brasileira encarou a italiana Assunta Galeone e forçou a adversária a receber duas punições. Além disso, conseguiu aplicar um wazari no final da luta, avançando para a etapa seguinte da competição.

Em seguida, diante da holandesa Marhinde Verkerk, começou melhor a luta e viu a adversária levar uma punição. A europeia, porém, se recuperou no combate. A brasileira recebeu duas punições, o que pôs a oponente em vantagem. Além disso, sofreu um ippon quando faltavam apenas quatro segundos para o encerramento da luta.

Pesou para a queda de Mayra a lesão no punho direito sofrida durante o Masters de Judô, vencido por ela, no final de maio, na Rússia. Participou de outras competições lesionada e segue com dificuldades até para fechar a mão.

A expectativa, inclusive, é para que Mayra realize uma cirurgia após o encerramento do Mundial. Com dores e decepcionada com a chance perdida de conquistar a medalha de ouro em casa, a brasileira deixou o tatame chorando muito após a derrota.

Na repescagem, ela tentará igualar o desempenho na Olimpíada de Londres, no ano passado, quando faturou o bronze. Vai enfrentar primeiro a ucraniana Viktoriia Turkis. Em caso de triunfo, disputará a medalha.

A situação é a mesma de Maria Portela. Nesta sexta, na categoria até 70 kg, a brasileira venceu suas duas primeiras lutas, mas acabou derrotada nas quartas de final.

Oitava colocada no ranking mundial na sua categoria, Maria estreou com vitória sobre a dinamarquesa Emile Sook, com um wazari. Em seguida, encarou a casaque Dinara Kudarova, que chegou a aplicar um wazari nela. Maria, porém, conseguiu um ippon quando faltavam 58 segundos para o final da luta para se garantir nas quartas de final.

Em busca da vaga nas semifinais, Maria encarou a sul-coreana Ye-Sul Hwang, mas não teve o mesmo sucesso. Diante de uma lutadora mais alta, a brasileira teve dificuldades para aplicar golpes e perdeu por yuko. Assim, vai disputar a repescagem contra a francesa Lucie Decosse nesta tarde. Em caso de triunfo, lutará pelo bronze da categoria até 70 kg.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]