| Foto: /Hugo Harada/Gazeta do Povo

O americano Matt Brown provocou, ironizou e até fez gestos obscenos para a torcida na pesagem para a luta com Demian Maia. A atitude lhe rendeu três tapas dos fãs no caminho entre o vestiário e o octógono, além de uma clínica de jiu-jítsu do brasileiro, que venceu por finalização no terceiro round do último combate do card preliminar. Faltavam 29 segundos para o fim do duelo quando o Brown deu os três tapinhas, com um mata-leão encaixado em seu pescoço.

CARREGANDO :)

Veja como foi o UFC Curitiba

O resultado expressivo, diante de um adversário reconhecido como muito agressivo, coloca Maia no caminho do cinturão dos meio-médios. Pelo menos é o que o especialista em jiu-jítsu pensa.

Publicidade

“Estou preparado para lutar pelo título, todo mundo sabe. Vou repetir uma coisa para o Brasil, EUA, Europa. Todo mundo da comunidade do jiu-jítsu brasileiro peçam para eu luta pelo cinturão. Mandem mensagens para o Dana White e Lorenzo Fertitta nas redes sociais”, discursou o paulista.

“Esse é meu sonho. Foi minha quinta vitória seguida, a oitava nesse peso”, reiterou o lutador, enquanto Brown saia sob vaias da torcida.

Lutador de Paranaguá aplica 185 golpes para vencer

John Lineker comemora vitória na Arena da Baixada. 

O parnanguara John Lineker demorou, mas conseguiu empolgar a torcida no terceiro round de sua luta contra o americano Rob Font no UFC Curitiba. Sob gritos de “Leão”, mascote do Rio Branco de Paranaguá, o peso-galo dominou todo o combate e venceu por decisão unânime, com uma atuação mais agressiva no assalto final, o que bastou para levantar os fãs.

Na segunda vitória do paranaense na categoria, ele soltou 185 golpes contra 99 do adversário, que rodou pelo ringue durante a maior parte dos 15 minutos de luta. A diferença entre os lutadores, entretanto, fica bem clara no número de ataques conectados: 112 contra 14 a favor do local.

Publicidade

FOTOS: imagens das lutas na Arena da Baixada

Depois de confirmar o triunfo, Lineker subiu na grade do octógono e foi saudado pelo público. Em dez lutas no UFC, ele saiu vitorioso oito vezes.

Marreta acaba rápido com Marquadt

Thiago Marreta comemora vitória sobre Nate Marquadt 

Dono do nocaute mais rápido do card preliminar no UFC 198, em apenas 3min39s, Thiago Marreta homenageou Curitiba após jogar o americano Nate Marquadt na lona.

“Muito feliz por estar lutando aqui na terra do muay thai. Tinha que parabenizar com um nocaute”, falou o meio-pesado, que venceu as últimas quatro no UFC. O carioca, inclusive, ofereceu três opções para sua próxima “vítima”.

Publicidade

“Quem manda são eles, o público, mas gostaria de lutar contra o Michael Bisping, Derek Brunson ou Robert Whittaker. Parem de me ignorar, estou chegando”, falou.

“Medeiros não é humano”, diz dono do UFC

Massaranduba quando foi decretado vencedor da partida.

Francisco Massaranduba e Yancy Medeiros fizeram uma verdadeira batalha de 15 minutos, na melhor luta do card preliminar do UFC Curitiba até então. Perto de nocautear — e também muito próximo de ser nocauteado —, o piauiense de 37 anos bateu o americano por decisão unânime, chegando à sexta vitória seguida na divisão dos leves.

Medeiros começou o duelo chamando o atleta da academia curitibana Evolução Thai para a briga. Massaranduba aceitou o convite e começou a disparar socos, que fizeram o rival balançar em vários momentos.

No fim do segundo round, contudo, o estrangeiro surpreendeu e conseguiu aplicar um knockdown a poucos segundos de o gongo soar, sorte do brasileiro, que conseguiu segurar até o terceiro round.

Publicidade

Só que a sorte mudou de lado novamente. Com uma chuva de golpes, Massaranduba praticamente deixou o rival nocauteado em pé. O árbitro Dan Miragliotta manteve o combate rolando. Deu tempo para Medeiros se recuperar e ainda terminar por cima do piauiense, mas sem chance de sair da Arena da Baixada vitorioso.

No Twitter, Dana White elogiou o queixo de granito do americano. “Medeiros não é humano. Muito respeito aos dois”, escreveu o presidente do UFC, que ficou nos Estados Unidos.

Minotouro levanta a Arena

Nocaute de Minotouro foi um dos mais aplaudidos da noite. 

A primeira grande explosão registrada na Arena da Baixada no UFC 198 foi protagonizada pelo lutador mais velho do card. Aos 39 anos, Rogério Minotouro não deu chances para o americano Patrick Cummins, quatro anos mais jovem, e aplicou um nocaute técnico no logo no round inicial. O rival chegou a praticamente nocauteado em pé antes de o árbitro parar o combate.

O resultado foi uma surpresa, pelo menos nas cotações das casas de apostas, que colocavam o gringo como amplo favorito por causa de seu estilo de luta. “Meu trabalho de wrestling me deu distância [para o adversário]. Vim aqui para colocar meu jogo, é claro que não queria lutar wrestling com ele”, admitiu o irmão gêmeo de Rodrigo Minotauro, medalha de bronze no boxe no Pan-2007.

Publicidade

Com o resultado, Minotouro se recupera da derrota para Maurício Shogun, em agosto do ano passado. “Luto com qualquer um que o Dana White quiser”, falou.

Moraes e Tarzan empatam

Confronto entre brasileiros acabou empatado. 

Chamado com apenas duas semanas de antecedência para substituir o nigeriano Kamaru Usman, Luan Tarzan Chagas foi o grande vencedor da luta contra o experiente Serginho Moraes, mesmo sem levar a vitória.

Em uma disputa empolgante, com dois knockdowns aplicado pelo novato no primeiro assalto — e um passeio de Moraes no chão durante o terceiro —, o duelo terminou empatado. Enquanto dois dos três árbitros apontaram triunfo para cada um dos atletas, outro marcou empate, resultado muito raro no MMA.

É provável que o UFC remarque a luta para tirar a prova, mas agora com mais tempo de preparação para o sul-matogrossense radicado em Curitiba.

Publicidade

Card preliminar abre com vitória brasileira

Renato Moicano venceu o russo na primeira luta da noite. 

No duelo que inaugurou a noite, Renato Moicano começou perdendo para o russo Zubaira Tukhugov, mas conseguiu virar a luta, vencendo por decisão dividida.

“Posso me apresentar melhor”, disse o brasileiro depois da luta. Ele revelou que um golpe no olho sofrido no primeiro round afetou seu desempenho. Mesmo assim, o brasiliense chegou ao seu segundo triunfo no UFC.

Crys Cyborg comemora vitória no UFC em Curitiba.
Novo campeão, Stipe Miocic recebe o cinturão após derrotar Werdum.
Ronaldo Jacaré entra no octogono no seu estilo antes de derrotar Vitor Belfort.
O curitibano Maurício Shogun, 34 anos, bateu o americano Corey Anderson, oito anos mais jovem
Werdum após o nocaute sofrido na última luta da noite.
Renato Moicano e Zubaira Tukhugov.
Bruce Buffer, narrador oficial do UFC
Minotouro contra Patrick Cummins. Festa do brasileiro
Francisco Massaranduba (vencedor) e Yancy Medeiros fizeram uma verdadeira batalha de 15 minutos
Sangramento no supercilio dificultou vida de Belfort e acelerou vitória de Jacaré
Werdum chegou ao octogono com música e bandeira em homenagem a Ayrton Senna.
Renato Moicano levou a melhor sobre Zubaira Tukhugov.
Cris Cyborg acerta um chute em Leslie Smith. Vitória ocorreu em 1 minuto e 21 segundos.
Shogun fez a festa em casa.
Renato Moicano e Zubaira Tukhugov.
Renato Moicano e Zubaira Tukhugov.
Imagem da luta entre Werdum e Miocic.
Serginho não passou por atleta que entrou de última hora no card.
Lineker foi bem na luta.
Thiago Marreta vence Nate Marquardt por nocaute aos 3m39s do primeiro round.
Minotouro prestes a conseguir a vitória.
Demian finaliza o “mais odiado” , Matt Brown, e pede para lutar pelo título.
O parnanguara John Lineker demorou, mas conseguiu empolgar a torcida no terceiro round de sua luta contra o americano Rob Font.
Massaranduba bateu forte no oponente.
Warlley Alves e Bryan Barberena – melhor para o barbudo.
Thiago Marreta na luta com Nate Marquardt
Warlley Alves e Bryan Barberena
O americano Stipe Miocic comemora com o cinturão após última luta da noite.
Veja também
  • Fãs de UFC na Arena podem levar o cinturão para casa, mas custa caro
  • Preço dos alimentos na Arena assusta os fãs de UFC
  • Dono do UFC não prestigia evento na Arena da Baixada
  • Estrutura do UFC Curitiba impressiona público dentro da Arena
  • UFC na Arena realça “orgulho atleticano” entre espectadores
  • Falsa freira faz sucesso entre torcedores antes das lutas do UFC Curitiba
  • Fãs reclamam de ter comprado ingresso falso para o UFC Curitiba