• Carregando...
Luxemburgo: "É lógico que quero conquistar todos os títulos, mas temos de ser realistas. Eu vejo a projeção do trabalho do time mais a longo praz" | Paulo Whitaker / Reuters
Luxemburgo: "É lógico que quero conquistar todos os títulos, mas temos de ser realistas. Eu vejo a projeção do trabalho do time mais a longo praz"| Foto: Paulo Whitaker / Reuters

Belluzzo é confirmado como candidato à presidência do Palmeiras

Agora é oficial: o economista Luiz Gonzaga Belluzzo foi confirmado nesta terça-feira como candidato à presidência do Palmeiras pela situação, nas eleições de 26 de janeiro. Roberto Frizzo será seu rival nas urnas, apoiado pela oposição liderada pelo ex-presidente Mustafá Contursi.

Diretor de planejamento da atual diretoria, Belluzzo adianta que o novo patrocínio para 2009 está em fase final e vai render R$ 15 milhões por ano. Derrotado por Mustafá nas eleições de 2003, ele admitiu que Belluzzo não imaginava se tornar candidato, mas foi convencido de que seu nome era o único que não causaria um racha na situação.

"Eu não queria ser candidato, mas falaram que meu nome era o mais conveniente, que poderia aglutinar mais gente", contou. "É uma obrigação até sentimental eu aceitar o cargo. Vai ser um desafio pesado", afirmou. "É como um casamento, tem coisas para o bem e para o mal." Belluzzo está confiante no Palmeiras de 2009. "O time vai melhorar em relação ao ano passado. É mais jovem e com mais pegada."

O rival Roberto Frizzo espera que Belluzzo tenha razão quanto ao sucesso do time e, assim como o oponente, está confiante na vitória no dia 26. Só pede uma coisa no dia da votação: "Não se pode misturar a biografia das pessoas. Ele tem 30, 40 anos de clube, como eu, e a eleição não é para economista do ano", brincou o candidato, que já ocupou cargos na diretoria e foi derrotado por Della Monica em janeiro de 2007.

O torcedor palmeirense que espera ver seu time campeão de todas as competições em 2009 pode começar a se preparar. Em sua primeira entrevista no ano, o técnico Vanderlei Luxemburgo tratou de avisar que a equipe só estará pronta mesmo no segundo semestre, e que o objetivo é a conquista do Brasileiro. Com boa dose de honestidade, afirmou que o Palmeiras não é favorito na Libertadores e que não adianta iludir a torcida: por mais que todos queiram, vai ser bem difícil conquistar o troféu do torneio internacional. O Estadual, por tabela, vai servir para o treinador dar uma nova cara ao time.

Luxemburgo não escondeu o descontentamento com o desmanche que a equipe sofreu nas últimas semanas. Doze jogadores deram adeus ao clube, incluindo o zagueiro David, que não apareceu na reapresentação na segunda-feira, tenta um contrato com o grego Panathinaikos e irritou a diretoria palestrina. "Saiu totalmente (do planejamento), mas nem eu e nem o Palmeiras tivemos culpa", declarou o treinador sobre a reformulação do elenco. "Tivemos de tomar medidas diferentes daquelas que queríamos."

Com um novo time, Luxemburgo teve de mudar seus planos. Em 2008, a ideia era voltar a conquistar um título (levou o Estadual) e recolocar o Palmeiras na Libertadores. Objetivos atingidos, o treinador planejava uma equipe forte, com a mesma base do ano anterior, para conquistar o segundo título na competição sul-americana, dez anos depois da primeira conquista, em 1999. Tantas mudanças o obrigaram a não pensar tão alto.

"É lógico que quero conquistar todos os títulos, mas temos de ser realistas. Eu vejo a projeção do trabalho do time mais a longo prazo", admitiu. "Não dá para colocar o Palmeiras como um dos favoritos na Libertadores, vamos entrar com jogadores que nunca atuaram na competição", disse. "Mas isso não quer dizer que vamos menosprezar a Libertadores e o Paulista."

Questionado qual seria seus planos para 2009 no comando do Palmeiras, Luxemburgo foi rápido na resposta: "O objetivo é fazer uma grande figura na Libertadores e passar pela primeira etapa. Mas o grande objetivo é a conquista do Brasileiro."

Um dos principais alvos da revolta da torcida uniformizada Mancha Alviverde, o treinador criticou a postura dos cerca de 200 torcedores que protestaram em frente à Academia de Futebol na segunda-feira. "Foi inadequado e inoportuno começar o trabalho assim. Como podem fazer um desenho (do time) antes mesmo de começar as coisas? Não vejo nada diferente das outras equipes", falou Luxemburgo sobre os reforços. "Parece até que chegamos de uma crise, mas é o contrário. Estamos em um processo crescente." O time viajou nesta terça-feira para a pré-temporada em Atibaia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]