• Carregando...
Giuliano disputa jogada com iraniano. Meia paranaense debutou com a camisa da seleção principal | Marwan Maamani/AFP
Giuliano disputa jogada com iraniano. Meia paranaense debutou com a camisa da seleção principal| Foto: Marwan Maamani/AFP

Para alegria de dona Tarsília, Giuliano joga

Adriana Brum

O paranaense Giuliano entrou só aos 15 minutos do segundo tempo. Pouco, para os que achavam que poderia ser titular. O suficiente, na opinião da mãe do atleta do Inter, revelado pelo Paraná. "Se jogasse só 20 ou 15 minutos também não seria mal. Jogou bem. E o Mano [Menezes] ainda terá muito tempo para testá-lo", disse Tarsília de Jesus Lima, que acompanhou a estreia do filho na seleção principal pela tevê.

Ela acredita que Giuliano deve impressionar não somente pela habilidade, mas também pelo comportamento. "É muito dedicado, tem muito carisma. Não sabe dizer não ao que lhe pedem e as pessoas também não sabem lhe dizer não."

Durante a partida, Tarsília atendia aos telefonemas de parentes que não puderam deixar o trabalho para informar se o filho já estava em campo. "Mal consegui acompanhar o jogo. Fico nervosa. Ainda não parece ser verdade. Era o grande sonho do Giuliano. E veio assim, tão rápido, tão naturalmente", diz.

Adriano cotado

Mano Menezes pretende fazer mudanças para o amistoso com a Ucrânia, segunda-feira, em Derby, na Inglaterra. O lateral-esquerdo curitibano Adriano, poupado contra o Irã para se recuperar de um estiramento muscular, pode ser testado e o esquema modificado. "Podemos utilizar o Adriano, fazer algumas variações no ataque, talvez com dois jogadores de movimentação na frente e dois meias", afirmou Mano, apontando a Ucrânia como um adversário mais qualificado do que o Irã. "Tem ranking melhor. Mas as condições serão mais favoráveis", analisou, referindo-se à temperatura mais amena da Inglaterra.

Abu Dabi - Mano Menezes reconheceu que a seleção brasileira não conseguiu repetir diante do Irã o mesmo desempenho da sua estreia na equipe, quando derrotou os Estados Unidos por 2 a 0 e apresentou um futebol envolvente. Para ele, o calor em Abu Dabi e a forte marcação imposta pelos iranianos atrapalharam o desempenho da seleção no triunfo por 3 a 0. Mesmo assim, o técnico aprovou a atuação da equipe.

Foi um adversário com uma proposta diferente, com outras características, e tivemos de encontrar soluções. [É uma equipe] Mais fechada do que os Estados Unidos, que tentou propor o jogo. Eles jogaram no 4-1-4-1, trabalharam pra reter os laterais, marcaram o tripé ofensivo. Tivemos de buscar soluções e buscamos. Sofremos um pouco com o calor. Preci­­sávamos acelerar, mas essa foi a dificuldade que encontramos", disse.

Autor do terceiro gol brasileiro, Nilmar também apontou a temperatura de Abu Dabi como um obstáculo que foi superado. "O calor afetou um pouco, o campo também não era dos melhores. Mas tudo isso atrapalhou pouco e tivemos uma boa atuação. O importante foi conseguir um bom resultado", comentou o atacante, que entrou no segundo tempo. "Estou feliz com a oportunidade, até porque na seleção brasileira é assim: precisa mostrar o seu valor a cada minuto."

Mano Menezes acredita que a renovação da seleção brasileira vem dando resultados positivos nos primeiros dois meses do seu trabalho. "O treino mostra muito, a convivência ajuda a estabelecer parâmetros e a equipe tem apresentado aspectos positivos, personalidade e a capacidade de mostrar o mesmo que nos clubes", afirmou.

O treinador também lembrou que estes amistosos da seleção estão lhe dando a possibilidade de testar jogadores com futuro promissor, como Phillippe Coutinho e Giuliano, que deverão ser usados na próxima Olimpíada, caso o Brasil consiga a classificação para Londres 2012.

O jogo

Brasil 3x0 IrãO Brasil teve o controle da partida, mas apresentou dificuldades na armação, além de ter sofrido com o forte calor. A defesa mostrou alguma fragilidade: o Irã chegou a fazer um gol mal anulado quando o jogo ainda estava 0 a 0 e mandou uma bola na trave. Daniel Alves fez 1 a 0 em bela cobrança de falta aos 13/1º. Pato aumentou completando lançamento de Elias aos 23/2º e Nilmar fechou o placar escorando cruzamento de André Santos nos acréscimos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]