• Carregando...
Maradona, em 1981: início da carreira | Gabriel Duval/ AFP
Maradona, em 1981: início da carreira| Foto: Gabriel Duval/ AFP

Se Pelé não tem a unanimidade na escolha de maior jogador da história do futebol, é por causa de Diego Armando Maradona. Mas o que parece ser indiscutível é que ninguém tira do argentino o título de craque mais polêmico de todos os tempos. Aos 50 anos, Maradona parece ter vivido um século, tantos foram seus feitos dentro e fora de campo.

Da mesma forma que demonstrou uma habilidade impressionante com a perna esquerda, El Diez mostrou-se desequilibrado e despreparado para superar os obstáculos apresentados pela vida. Começou muito pobre a jogar nos campos da maior favela de Buenos Aires. Enriqueceu, virou ídolo de seu país ao conquistar o Mundial de 1986 com atuações magníficas e se envolveu seriamente com drogas quando atuava pelo Napoli.

Cercado por falsos amigos, quase morreu de duas overdoses, em 2004. Foi internado e precisou ser sedado e amarrado após uma crise de abstinência da cocaína. Foi se tratar em Cuba. Apa­­ren­­temente recuperado, foi técnico da seleção argentina de 2008 até a Copa do Mundo da África do Sul. Demitido após a queda nas quartas de final, Maradona busca nova recuperação. Quis festejar os 50 anos em Nápoles, mas não pôde, pois tem uma dívida de 37 milhões de euros (R$ 87,5 mi­­lhões) com o fisco italiano. Esta é a vida de Ma­­radona. Sempre com uma polêmica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]