• Carregando...
Marta teve uma apresentação abaixo do esperado em Londres, o que faz com que a brasileira não chegue como favorita à Bola de Ouro | Reuters
Marta teve uma apresentação abaixo do esperado em Londres, o que faz com que a brasileira não chegue como favorita à Bola de Ouro| Foto: Reuters

Após perder o prêmio de 2011 pela primeira vez em seis anos, a meia brasileira Marta está novamente na lista das dez finalistas à Bola de Ouro da Fifa de 2012. Junto com a revista France Football, a entidade que gere o futebol mundiou divulgou o nome das dez concorrentes ao prêmio, vencido em 2011 pela japonesa Homare Sawa, campeã mundial ano passado e que está novamente na disputa. A lista masculina dos finalistas será divulgada na próxima segunda-feira, em entrevista coletiva em São Paulo.

Ao contrário dos anos anteriores, Marta, que joga na equipe sueca do Tyresö, não chega à disputa desta edição do Bola de Ouro como favorita. Na principal competição do futebol feminina deste ano, a Olimpíada de Londres, a meia alagoana teve participação apagada, ao contrário das duas edições anteriores, quando a jogadora foi o destaque da seleção na conquista das pratas de Atenas 2004 e Pequim 2008. Nos Jogos Olímpicos deste ano, o Brasil sequer chegou à semifinal. Foi derrotada pelo Japão nas quartas de final – a equipe nipônica perdeu a medalha de ouro para os Estados Unidos.

A seleção americana, aliás, é a que tem mais indicadas para o prêmio: quatro jogadoras no total. Na sequência, vem o Japão, com três atletas.

Os vencedores do Bola de Ouro, bem como dos prêmios de melhores técnicos e do Prêmio Puskas, de gols mais bonitos do ano, serão anunciados dia 7 de janeiro, na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça.

Abaixo, a lista das finalistas do Bola de Ouro e dos candidatos a melhores técnicos do futebol feminino:

Jogadoras: Camille Abily (França), Miho Fukumoto (Japão), Carli Lloyd (EUA), Marta (Brasil), Aya Miyama (Japão), Alex Morgan (EUA), Megan Rapinoe (EUA), Homare Sawa (Japão), Christine Sinclair (Canadá) e Abby Wambach (EUA).

Treinadores: Bruno Bini (França/seleção francesa), John Herdman (Inglaterra/seleção canadense), Patrice Lair (França/Lyon), Maren Meinert (Alemanha/seleção alemã sub-20), Silvia Neid (Alemanha/seleção alemã), Hope Powell (Inglaterra/seleção inglesa), Norio Sasaki (Japão/seleção japonesa), Pia Sundhage (Suécia/seleção americana), Steve Swanson (EUA/seleção americana sub-20), Hiroshi Yoshida (Japão/seleções japonesas sub-20 e sub-17).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]