• Carregando...

Wuhan, China – Liderada por Marta, a melhor jogadora do mundo, a seleção brasileira de futebol feminino começa na manhã de amanhã a caminhada rumo ao título inédito da Copa do Mundo, que foi aberta ontem na China. A estréia será na cidade de Wuhan, às 6 horas (de Brasília), diante da Nova Zelândia, pelo grupo D. A chave conta ainda com China e Dinamarca. No total, são 16 seleções divididas em quatro grupos, e classificam-se para as quartas-de-final somente as duas melhores equipes de cada grupo.

Em entrevista de quatro páginas à revista da Fifa, Marta afirmou: "Chego à China para ser campeã do mundo. O Brasil pode conquistar o título pela primeira vez porque temos uma boa equipe e jogadoras sensacionais como Pretinha, Kátia Cilene e Formiga", elogiou. Sobre a competição, analisou: "Será uma Copa do Mundo com partidas emocionantes por causa do desenvolvimento do futebol feminino nos últimos anos."

O técnico Jorge Barcellos também disse que o Brasil chega para disputar o título, e comandou ontem o primeiro treino coletivo da equipe, que perdeu por 2 a 1 para o Japão no último amistoso antes do Mundial, na semana passada. O Brasil tem como melhor desempenho em Mundiais o terceiro lugar conquistado em 1999, nos Estados Unidos. Quatro anos depois, na mesma sede, a equipe caiu nas quartas-de-final diante da Suécia.

A Alemanha, campeã de 2003, abriu de forma arrasadora o Mundial, ontem: goleou a Argentina por 11 a 0. O resultado é o mais elástico já registrado na história das competições organizadas pela Fifa, incluindo jogos de homens e mulheres – supera os 10 a 0 aplicados pelo Brasil contra a Bélgica, no Mundial Sub-20 de 1997.

Vale lembrar que a Argentina é a atual campeã sul-americana: derrotou um desfalcado Brasil por 2 a 0 na decisão do torneio disputado em novembro do ano passado, em Buenos Aires, e já assegurou sua participação nos Jogos Olímpicos de Pequim. O Brasil ainda terá de disputar um mata-mata com uma seleção africana para garantir sua vaga.

Na TV: Brasil x Nova Zelândia, às 6 horas de amanhã, na Bandeirantes e Sportv.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]