i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Fórmula 1

Massa aparece como coadjuvante na Bélgica

Fora da briga pelo título da temporada, o piloto brasileiro se consolida – mesmo sem admitir – como escudeiro de Alonso

  • PorNapoleão de Almeida, com agências
  • 28/08/2010 21:05
O piloto brasileiro Felipe Massa cravou  o sexto melhor tempo para a corrida de hoje, na Bélgica | Fred Dufour/ AFP
O piloto brasileiro Felipe Massa cravou o sexto melhor tempo para a corrida de hoje, na Bélgica| Foto: Fred Dufour/ AFP

O GRID

Veja como foi o treino de ontem:

1º M. Webber (AUS/Red Bull)

2º L. Hamilton (ING/McLaren)

3º R. Kubica (POL/Renault)

4º S. Vettel (ALE/Red Bull)

5º J. Button (ING/McLaren)

6º F. Massa (BRA/Ferrari)

7º R. Barrichello (BRA/Williams)

8º A. Sutil (ALE/Force India)

9º N. Hulkenberg (ALE/Williams)

10º F. Alonso (ESP/Ferrari)

11º J. Alguersuari (ESP/Toro Rosso)

12º V. Liuzzi (ITA/Force India)

13º S. Buemi (SUI/STR)

14º H. Kovalainen (FIN/Lotus)

15º T. Glock (ALE/Virgin)

16º J. Trulli (ITA/Lotus)

17º N. Rosberg (ALE/Mercedes)

18º K. Kobayashi (JAP/Sauber)

19º B. Senna (BRA/Hispania)

20º S. Yamamoto (JAP/Hispania)

21º M. Schumacher (ALE/Mercedes)

22º P. de la Rosa (ESP/Sauber)

23º L. di Grassi (BRA/Virgin)

24º V. Petrov (RUS/Renault)

  • Veja o circuito do GP da Bélgica

Na corrida em que Rubens Bar­­richello completa oficialmente 300 GPs, outro brasileiro, Felipe Massa, consolida a imagem de ser apenas coadjuvante na Ferrari – posição que por muitos anos pertenceu a Rubinho. A corrida de Spa-Fran­­corchamps, na Bélgica, será mais um capítulo na disputa pelo título, da qual Massa foi alijado desde que cedeu passagem a Alon­­so (no GP da Alemanha), que já estava melhor pontuado e caracterizou-se desde então como primeiro piloto ferrarista. No entanto, o espanhol larga hoje em décimo, enquanto o brasileiro ficou com a sexta posição.

A partir das 9 horas de hoje a Fór­­mula 1 volta-se para cinco pilotos, se­­parados por 20 pontos. Pela ordem: Mark Webber (Re­­nault, 161 pontos, e pole position na Bélgica), Lewis Ha­­milton (Mc­­La­­ren, 157), Sebastian Vettel (Re­­nault, 151), Jenson Button (Mc­­La­­ren, 147) e Fernando Alonso (Fer­­rari, 141). Massa vem logo a seguir, com 97 pontos, mas faltando sete corridas – a contar com Spa – e abertamente sem prioridade na equipe, não se imagina que o brasileiro ainda brigue pelo título.

Massa, que não correu em Spa no ano passado por causa do acidente que sofreu quando uma peça do carro de Barrichello desgarrou-se e atingiu a cabeça dele na Hungria, evita o assunto "segundo piloto" e prefere comemorar a volta ao circuito belga. "Estou muito feliz por voltar a correr aqui após ficar fora no ano passado. Adoro esta pista", disse, avaliando as características da corrida, que, aliás, deve ter chuva em algum mo­­mento, como já se viu nos treinos classificatórios. Quando falou sobre a possibilidade de vitória, foi curto na resposta. "O carro parece razoavelmente competitivo."

Alonso foi muito mais otimista. "Nosso carro foi o que mais evoluiu. Venci na Alemanha e fui segundo na Hungria. Estamos na luta pelo título. Minhas chances são de 50% de ser campeão", disse.

O adversário principal, Mark Webber, terá um obstáculo a mais do que Alonso: a disputa interna com Vettel, que ocupa a terceira posição no campeonato, com 151 pontos. "Não nos é mais permitido errar. Cada ponto, agora, vale muito", disse Vettel. Por outro lado, Hamilton, segundo colocado no campeonato, quase jogou a toalha. "Daqui para a frente os pilotos da Renault e Ferrari continuarão mais rápidos." Assistindo de longe a briga do título, Barrichello fará corrida em festa. Com capacete e ma­­cacão especiais, celebra 300 GPs. "Te­­nho sido honesto. Quando você comete um erro, comete um erro. Acho que a equipe gosta. Me sinto poderoso."

Ao vivo

GP da Bélgica, às 9 horas, na RPC TV.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.