• Carregando...
Massa garante não temer pressão na luta pelo título inédito | Toshifumi Kitamura / AFP
Massa garante não temer pressão na luta pelo título inédito| Foto: Toshifumi Kitamura / AFP
  • Hamilton é o líder e tenta manter a ponta no GP do Japão

Apesar de matematicamente até o alemão Nick Heidfeld, da BMW, quinto colocado com 56 pontos, poder ser campeão, na prática a luta pelo título se restringe a dois pilotos: Lewis Hamilton, da McLaren, com 84, e Felipe Massa, da Ferrari, com 77. Na madrugada de sexta para sábado, às 2h(de Brasília), será disputada a sessão que definirá o grid do GP do Japão, no circuito de Monte Fuji, antepenúltima prova da temporada.

Hamilton e Massa afiam as armas para o duelo final. A mesma breve série de perguntas foi feita aos dois pilotos nesta quinta-feira, na pista japonesa. E as respostas surpreendem pelo nível de respeito que um tem pelo outro.

O que o seu adversário apresenta como principais características marcantes? "Eu não vejo um ponto particular que seja o forte de Felipe. Ele cresceu muito como piloto em todas as áreas, passou a ter uma leitura incrível de tudo o que cerca a corrida", diz Hamilton.

Massa também destacou a capacidade do concorrente. "Lewis é extremamente talentoso, agressivo, o que é importante, embora por vezes pagamos por isso. Lewis também não desiste nunca." Qual a sua estratégia para ser campeão? "Não posso dizer, mas vou correr mais pelo campeonato. Sinto-me bem mais preparado que ano passado. Nessa época do ano estava esgotado", falou Hamilton O inglês, então estreante na Fórmula 1, perdeu um título certo.

Massa é o típico sujeito prático: "Não tem muito o que pensar, preciso somar mais pontos que Hamilton nas três corridas. Se eu for primeiro e o Kimi segundo em todas as provas, ficaremos com o título", explicou Massa, dando a entender que o companheiro de Ferrari poderá ter papel decisivo daqui para a frente. Raikkonen soma 57 pontos, quarto colocado.

Com o GP do Japão, no domingo, com largada às 1h30 (de Brasília), restam três etapas para o encerramento da temporada. Os dois pilotos dizem o que prevêem daqui para a frente. "Nós fomos muito rápidos aqui ano passado, vencemos na chuva, e agora nosso carro é ainda melhor. Já as provas na China e no Brasil podem vir a ser mais favoráveis à Ferrari", analisa Hamilton. "Há uma curiosidade também. A McLaren melhorou o carro para essas pistas em que não era tão eficientes, assim como a Ferrari A batalha será muito próxima."

Correr em traçados em que a exigência de pressão aerodinâmica (downforce) não é a máxima e, da mesma forma, não é mínima, representa a especialidade da Ferrari, segundo Massa. "Tanto aqui em Fuji como depois Xangai e Interlagos são pistas de downforce médio, o que casa muito bem com o F2008", comenta, entusiasmado. Lembrou que a Ferrari venceu com Raikkonen, ano passado, na China e no Brasil, e no treino com asfalto seco, em Monte Fuji, foi muito veloz.

Fale de seu momento como piloto e pessoa. "Sinto-me muito mais bem preparado que em 2007, em todos os sentidos. Quando viemos para cá, no Japão, eu estava extenuado e excitado, sem compreender a magnitude de tudo que me envolvia", conta Hamilton Estava prestes a ser campeão do mundo na temporada de estréia na Fórmula 1.

"Até hoje, quando assisto às imagens da corrida da China e vejo meu carro parado na entrada de box...Cometi muito erros", explica o inglês. "Agora tudo é diferente, fisicamente sinto-me bem mais forte, estou muito mais centrado, falo bem menos de antes." Massa, como o adversário, nunca se viu também tão preparado para ser campeão. "Estou em boa forma, física e mental " Embora o objetivo dos dois seja o mesmo, conquistar pela primeira vez o título, a relação entre Hamilton e Massa é cortês

"Às vezes ele vence, outras eu. Nos damos bem, nos respeitamos, acho que continuará assim, o que é ótimo para o esporte", afirma Hamilton, claramente deixando no ar o profundo desgaste vivido com Fernando Alonso, na McLaren, ano passado. A vez de Massa falar: "Ele já me ultrapassou, eu dei o troco, tivemos belos pegas. Disputamos o mesmo espaço, mas com Hamilton não é difícil manter o bom nível de relacionamento que temos, eu o admiro como piloto e pessoa."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]