• Carregando...

Felipe Massa faz história e vence sua primeira prova na Fórmula 1 de forma brilhante no GP da Turquia. O brasileiro dominou a prova desde o início e ainda contou com um providencial safety car que jogou Schumacher para terceiro e impedi qualquer tentativa de jogo de equipe por parte da Ferrari. Fernando Alonso ganhou a posição de Schumi nos boxes e foi muito habilidoso nas últimas voltas ao segurar o alemão.

Com o resultado, Alonso amplia para 12 pontos sua vantagem no Mundial de Pilotos. O espanhol tem 108 contra 96 de Michael Schumacher. Com apenas quatro provas para o fim da temporada – Itália, China, Japão e Brasil – o alemão passa a depender de problemas de Fernando Alonso para tentar o octacampeonato da Fórmula 1.

Jenson Button, da Honda, foi o quarto, seguido por Pedro de la Rosa, Giancarlo Fisichella e Ralf Schumacher. O brasileiro Rubens Barrichello, companheiro de Button, completou a zona de pontuação após uma ótima corrida. Mesmo largando em 13º lugar, ele foi combativo, fez várias ultrapassagens durante a prova.

Domínio desde o início

Na largada, Felipe Massa manteve a ponta, seguido por Michael Schumacher. Os pilotos da Ferrari espremeram Fernando Alonso, que chegou a emparelhar com o alemão. Giancarlo Fisichella, que vinha atrás do espanhol, freou muito para evitar a colisão e acabou rodando na primeira curva, o que causou grande confusão e uma série de acidentes. Vários detritos ficaram na pista, mas o safety car não foi acionado, o que só aconteceria mais tarde, por causa de uma rodada de Vitantonio Liuzzi.

A entrada do safety car acabou decidindo a prova. Massa fez o pit stop primeiro, enquanto Schumacher esperava o fim da troca de pneus e do reabastecimento. A perda de tempo deu a Fernando Alonso a segunda posição da prova, à frente de Schumi. Parecendo mais pesado, o alemão não conseguia acompanhar o ritmo do brasileiro e do espanhol. E acabou saindo da pista quando tentava chegar perto dos dois, perdendo preciosos segundos.

Após a segunda parada, Massa voltou bem à frente e Alonso conseguiu permanecer em segundo. Só que a vantagem do espanhol foi reduzida a nada e Schumacher começou a pressioná-lo. O alemão chegou a colocar o carro lado a lado em algumas curvas, mas o piloto da Renault defendeu a posição de forma exemplar. No fim, Schumi quase acertou a traseira de Alonso na entrada da reta, mas nada aconteceu. Lá na frente, Massa completava a corrida com sete segundos de vantagem, em outra corrida espetacular.

Confira o resultado final do GP da Turquia:

1 – Felipe Massa (BRA/Ferrari/B) – 58 voltas em 1h28m51s0822 – Fernando Alonso (ESP/Renault/M) – a 5s5753 – Michael Schumacher (BRA/Ferrari/B) – a 5s6564 – Jenson Button (ING/Honda/M) – a 12s3345 – Pedro de la Rosa (ESP/McLaren-Mercedes/M) – a 45s9086 – Giancarlo Fisichella (ITA/Renault/M) – a 46s5847 – Ralf Schumacher (ALE/Toyota/B) – a 59s3378 – Rubens Barrichello (BRA/Honda/M) – a 1m00s0349 – Jarno Trulli (ITA/Toyota/B) – a 1 volta10 – Mark Webber (AUS/Williams-Cosworth/B) – a 1 volta11 – Christian Klien (AUT/RBR-Ferrari/M) – a 1 volta12 – Robert Kubica (POL/Sauber-BMW/M) – a 1 volta13 – Scott Speed (ITA/STR-Cosworth/M) – a 1 volta14 – Nick Heidfeld (ALE/Sauber-BMW/M) – a 2 voltas15 – David Coulthard (ESC/RBR-Ferrari/M) – a 3 voltas

Não completaram:

Christijan Albers (HOL/MF1-Toyota/B) – a 12 voltasTakuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda/B) – a 17 voltasNico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth/B) – a 33 voltasSakon Yamamoto (JAP/Super Aguri-Honda/B) – a 35 voltasVitantonio Liuzzi (ITA/STR-Cosworth/M) – a 46 voltasKimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes/M) – a 57 voltasTiago Monteiro (POR/MF1-Toyota/B) – a 58 voltas

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]