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O treino que definirá o grid do GP de Mônaco, hoje, às 9 horas, bem como as desafiadoras 78 voltas da corrida, amanhã, representam uma boa oportunidade para Felipe Massa resgatar o belo início de campeonato – depois do GP da Malásia, terceiro do calendário, chegou a liderar sozinho o Mundial. Agora, com cinco provas realizadas, é apenas o sétimo, com 49 pontos. O inglês Jenson Button, da McLaren, já tem 70.

Ontem, dia sem atividade de pista para a Fórmula 1 em Mônaco, Massa conversou informalmente com os jornalistas brasileiros, sem os rigores estéticos das entrevistas. E expressou seus pontos de vista com muita clareza. A respeito de estar sendo regularmente mais lento que o companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, nas últimas etapas, afirmou: "Eu já falei sobre isso, está ligado aos pneus. Não vou correr de F-1 e tomar meio segundo, seis décimos, de ninguém. Com certeza sou o piloto, talvez o único, que sempre teve companheiro de equipe muito forte. O dia que eu tomar meio segundo, seis décimos, de alguém, é o momento de eu parar de correr."

Alonso seria melhor que Kimi Raikkonen ou até Michael Schumacher, seus últimos parceiros na Ferrari? "De jeito nenhum", respondeu Massa. "O Fernando é um ótimo piloto, mas o Kimi e o Michael também. Nessas últimas corridas eu realmente tive um problema nos pneus. O dia que não tiver, serei o primeiro a dizer que fui mais lento." Sua derrota parcial para o espanhol é simples de ser entendida, segundo comentou. "Essa comparação (com Alonso) não é certa. Não quando você não está 100% confiante e guiando do jeito que quer."

Nos primeiros treinos livres do GP de Mônaco, quinta-feira, Massa foi o quarto mais rápido, a 288 milésimos de Alonso, o mais veloz. O piloto usa esse exemplo para falar da dificuldade técnica da Ferrari. "Nós chegamos aqui e sem fazer nada o carro se mostrou supercompetitivo de cara. Não podemos tomar um segundo (como em Barcelona, para a Red Bull) por problemas ligados aos pneus duros."

O modelo F10 da Ferrari funciona muito bem com os supermacios e os macios. Com os médios e os duros torna-se instável e lento. No GP da Turquia, dia 16, a Bridgestone voltará a fornecer os pneus macios e os duros, o que poderá voltar a ser um drama para a Ferrari, em especial para Massa.

"O Alonso também enfrenta os mesmos problemas que eu, mas se você observar o gráfico da temperatura dos pneus, verá que a sua, apesar de não ser a ideal, é melhor que a minha", explicou o brasileiro.

Ao vivo

Treino classificatório do GP de Mônaco, às 9 horas, na RPC TV

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