• Carregando...

O matemático holandês John Einmahl, da Universidade de Tilburg, na Alemanha, calculou que o recorde absoluto dos 100 metros rasos jamais será inferior a 9s29. A marca é quase meio segundo inferior ao atual recorde, 9s77, dividido entre o jamaicano Asafa Powell e o norte-americano Justin Gatlin, hoje suspenso por uso de doping.

Einmahl baseou-se na teoria dos valores extremos, que calcula eventos associados a probabilidades muito pequenas ou fatos raros – teoria utilizada por seguradoras para o cálculo de apólices –, e fez projeções estatísticas depois de analisar as melhores marcas de 1.546 atletas masculinos e 1.024 atletas femininas de elite de cada uma das 14 provas estudadas.

O estudo aponta que esses recordes não dependem de nenhuma evolução tecnológica, apenas de condições físicas e técnicas dos atletas, e citou uma marca especialmente notável, a da maratona, hoje nas mãos do queniano Paul Tergat, com 2h4min55s. Para ele esse índice só poderá ser reduzido em no máximo 49 segundos.

"Para muitos atletas é provavelmente deprimente quanto se é confrontado com os nossos valores extremos. Mas esse é um estudo muito sério. A teoria dos valores extremos é uma parte da matemática aceita pela ciência", afirmou ele, em entrevista à agência alemã DPA, para depos fazer uma ressalva.

"Quem imaginaria que Bob Beamon poderia pular 8,9 metros em 18 de outubro de 1968?", questionou, em referência ao recorde mundial do salto em distância, estabelecido na Cidade do México e só superado 23 anos depois por Mike Powell.

Einmahl prevê, no entanto, grande evolução na marca da maratona feminina, hoje da britânica Paula Radcliffe, 2h15min 25s, que pode ser reduzida em até 8 minutos e 50 segundos.

Os cálculos de Einmahl vão na contramão de outros estudiosos, que apontam uma margem ínfima para a redução de recordes nas provas de velocidade. Ele acredita, por exemplo, que os 19s32, recorde dos 200 metros rasos que pertence desde 1996 ao norte-americano Michael Johnson, podem cair até um segundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]