• Carregando...

A matemática e a emoção devem comandar as duas últimas rodadas do Brasileirão deste ano. Além das vitórias, estarão em jogo os sonhos continentais de alguns clubes, dentre eles estão Paraná Clube e Atlético-PR, e também a fuga da zona de rebaixamento. O título do Nacional e as vagas na fase de grupos da Libertadores já estão definidas. Resta a briga pela pré-Libertadores e pela Copa Sul-Americana. Dos 20 clubes da série a, 14 ainda dependem dos próximos resultados para se garantir em competições internacionais ou fugir do rebaixamento.

Entre os matemáticos, as chances de cada equipe, de acordo com os seus anseios no Brasileirão, são muito semelhantes em termos de porcentagem. Os índices dependem de cada rodada, e vai de acordo com o resultado anterior e o próximo confronto. Na ponta, na zona intermediária e na parte de baixo da classificação, as disputam serão acirradas até o final.

Libertadores

No maior torneio sul-americano de clubes, a Taça Libertadores 2007, quatro times brasileiros já estão garantidos. O Internacional assegurou a sua vaga ao vencer a edição deste ano. Já o São Paulo conseguiu garantir a sua quarta participação consecutiva no torneio continental ao vencer o Brasileirão deste ano no último domingo. Já o Flamengo, por ter ganho a Copa do Brasil 2006, também conseguiu uma vaga. O Grêmio, bicampeão da Libertadores, retorna à competição internacional graças a uma ótima campanha no Nacional, e matematicamente já se garantiu na fase de grupos.

As últimas duas vagas destinadas ao Brasil são para a pré-Libertadores. Ou seja, os dois últimos clubes classificados terão de enfrentar times de outros países para então chegar à fase principal do torneio. Quatro times estão na disputa: Santos, Vasco, Paraná e Figueirense. Segundo o matemático Oswald de Souza, os santistas, 4.º colocados na tabela, estão muito próximos de uma das vagas, com 99% de chances. O Vasco, 5.º na classificação, vem na seqüência, com 60% de chances de ficar com a derradeira vaga. Esses dois times se enfrentam no próximo domingo e essas proporções podem mudar, dependendo do resultado.

Correndo por fora e sem depender apenas de si vem o Paraná, 6.º, com 37% de chances de chegar a Libertadores 2007, de acordo com o matemático Marcelo Leme de Arruda, do site Chance de Gol. Recentemente, o comentarista da Rede Globo Sérgio Noronha colocou o Tricolor com 48%, contra 50% de chances dos vascaínos. Na rabeira, e com possibilidades remotas, está o Figueirense, com 4%.

Copa Sul-Americana

Se o Figueira é a equipe com a menor chance de chegar a Libertadores faltando duas rodadas para o final do Brasileirão, em tratando de uma vaga para a Copa Sul-Americana a equipe catarinense está muito próxima de se garantir, com 96% de chances, segundo o matemático Marcelo Leme de Arruda. Os cálculos do estatístico colocam Cruzeiro, 7.º colocado, e Botafogo, 8.º, com 98% de chances de participar da edição do ano que vem da Sul-Americana.

Na atual classificação do Brasileirão, o Flamengo (com 94%), o Corinthians (com 88%), o Goiás (com 93,7%) e o Atlético-PR (com 76,6%) são os outros clubes que anseiam uma vaga neste torneio internacional. Para o Furacão, recém-eliminado da edição deste ano da Sul-Americana após a goleada sofrida contra o Pachuca no México, o maior rival pela última vaga é o Juventude, que está um ponto atrás na tabela (47 contra 46) e que tem, matematicamente, 42% de chances de chegar na frente do Rubro-Negro.

Rebaixamento

Do 15.º colocado para baixo na classificação, o único real interesse é fugir da "degola". Além de Santa Cruz e Fortaleza, matematicamente já rebaixados para a Série B do ano que vem, outros dois times serão rebaixados. Faltando duas rodadas para o fim da disputa, o São Caetano está muito próximo da Segundona, com 98% de chances de cair. A última vaga no descenso ficará entre Ponte Preta, Fluminense e Palmeiras. Os paulistas são o que tem mais chances de escapar, com apenas 1% de possibilidade de cair. Já o Tricolor carioca tem 15%, enquanto a Macaca ainda é a equipe mais próxima de disputar a Série B em 2007, com 86% de chances.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]