• Carregando...
Jogadores do Tricolor no treinamento que antecedeu o confronto de hoje contra o Cianorte: opção pela defesa | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Jogadores do Tricolor no treinamento que antecedeu o confronto de hoje contra o Cianorte: opção pela defesa| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

Entrevista

Roberto Cavalo, técnico

O desempenho tão fraco do time chega a surpreender?

Estamos preocupados, mas vários times grandes, assim como nós, estão passando por crises, tanto financeira quanto de elenco. Hoje vivemos um momento difícil, mas, no decorrer da competição, o grupo vai ficar mais forte. Existe um planejamento e vamos ter coisas boas pela frente. Enquanto isso não acontece, temos que enfrentar a realidade do clube.

O clube ainda vai contratar?

Depois do jogo com o Roma tivemos uma reunião boa com a diretoria. Vamos contratar e o elenco vai ser melhorado, principalmente visando nosso objetivo principal que é a Série B [do Brasileirão]. É preciso ter paciência, porque o mercado está bem disputado e, quando há um jogador bom, ele custa caro.

Como manter o grupo motivado com todas as dificuldades que o clube enfrenta?

O que mais me preocupa é esse fator psicológico dos atletas. Eles são jovens que a gente coloca hoje para resolver nossos problemas. Tentamos dar tranquilidade para eles deixarem a melhor impressão possível dentro de suas carac­­te­­rísticas. Falei para o grupo que o momento de cada um não avisa quando chega, simplesmente aparece. Agora, eles têm de aproveitar.

  • Confira a ficha técnica do jogo

Uma partida em casa contra o Cianorte não deveria inspirar muitos temores ao Paraná. Mas, nas circunstâncias atuais, o Tricolor, atual lanterna do Paranaense, prefere a cautela para tentar evitar a quarta derrota na competição. No jogo de hoje, às 17 horas, na Vila Capanema, o técnico Roberto Cavalo deve escalar o time com três zagueiros e três volantes, um verdadeiro ferrolho no setor defensivo. Apesar de não ser o esquema preferido do treinador, a formação com o trio de defensores parece ter se tornado uma necessidade para a equipe que, atuando no tradicional 4-4-2, sofreu nove gols em apenas quatro jogos, o pior desempenho do Estadual até aqui. "Eu nunca fui muito fã de jogar com três zagueiros, mas tenho a oportunidade e vou testar. Quando você não ganha, e vem tomando gols como a gente, tem que pensar na marcação", defende o treinador, emendando: "Hoje, o primeiro passo para o Paraná é não sofrer gols", admite.

O zagueiro Wellington, favorecido pela nova formação, obviamente aprovou o esquema escolhido. "O clima é de pressão e sabemos que a partida é muito difícil. Já joguei antes com três zagueiros e espero que dê certo", diz o jogador, que vai atuar pela primeira vez como titular na temporada. Além dele, Rafael Vaz e Onildo irão compor a defesa tricolor. Na frente, foram escalados apenas o meia Taianan e o atacante Tito.

Apesar disso, Cavalo afirma que o time não irá abdicar das jogadas ofensivas, tentando, principalmente, marcar o gol antes que o adversário. "No amistoso [contra o Cerro Porteño, do Paraguai] em que saímos na frente, foi uma alegria só. Infelizmente, isso ainda não aconteceu no campeonato", lamenta o treinador.

Os constantes problemas apresentados pelo Paraná em campo acabam por abafar qualquer comentário em relação ao adversário. Por isso, Cavalo fez questão de demonstrar preocupação com o Cianorte. A equipe do Noroeste ocupa a vice-liderança da competição, com consideráveis oito pontos a mais do que o Tricolor. "[O adversário] nos preocupa bastante. Eu disse aos nossos atletas que não vejo o Roma tão bem quanto o Cianorte. E o Roma nos ganhou de uma maneira até fácil. Por ser um Cianorte que vem embalado, nós temos que nos precaver", alerta.

A partida de hoje é a primeira de uma sequência de quatro jogos que o Paraná terá em Curitiba. Depois do Leão do Vale, o Tricolor tem pela frente o Paranavaí, o clássico contra o Atlético na Arena da Baixada e mais uma partida na Vila Capanema, ante o Operário.

Adversário

O Cianorte é a melhor equipe de fora da capital, com três vitórias em quatro partidas, confirmando a expectativa de brigar pelo título do interior. "Nosso ti­­me não possui jogadores im­­­pressionantes. Os resultados foram conquistados porque a equipe é disciplinada e tem treinado com um ritmo forte desde a pré-temporada", diz o técnico Roberto Bagé. O treinador tem problemas para escalar a equipe. O zagueiro Valdir e o volante Jovane cumprem suspensão. Já o zagueiro Alexandre e os meias Deives e Thiago Santos são dúvidas. Lesionados, eles ainda aguardam uma liberação do departamento médico.

Ao vivo

Paraná x Cianorte, às 17 horas, na Rádio 98 FM (98,9) e no tempo real, aqui no site da Gazeta do Povo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]