• Carregando...

A janela de transferências da Europa terminou ontem com um saldo razoável para os clubes brasileiros. Sinônimo de desmanche entre as principais equipes do país, o mercado do Velho Mundo avançou com menos voracidade sobre o futebol nacional em 2008.

Os times das séries A e B, juntos, perderam cerca de 30 atletas, contra 60 do ano passado. O mesmo vale para os retornos. Em 2007, quase 40 jogadores foram repatriados pelos principais clubes brasileiros, enquanto neste ano foram apenas 15.

Entre as principais saídas estão a do goleiro Renan, do Internacional para o Valencia; do zagueiro Alex Silva, do São Paulo, para o Hamburgo; do zagueiro Henrique, do Palmeiras para o Barcelona, que o repassou por empréstimo para o Bayer Leverkusen, da Alemanha; e a do meia Renato Augusto, que deixou o Flamengo também para fechar com o clube alemão.

É do Rio, aliás, o clube que mais perdeu com a abertura do mercado europeu. O Fluminense se desfez de três peças-chave no vice-campeonato da Libertadores: o meia Thiago Neves (vendido ao Hamburgo-ALE), o lateral-direito Gabriel (Panathinaikos-GRE) e o polivalente Cícero (Hertha Berlim-ALE). E só não foi pior porque o zagueiro Thiago Silva permanece nas Laranjeiras pelo menos até o fim do ano.

Entre as repatriações, destaque para o São Paulo, que trouxe o zagueiro Anderson, do Lyon-FRA, e o atacante André Lima, do Hertha Berlim. Já o Flamengo foi buscar Marcelinho Paraíba no também germânico Wolfsburg.

O que se nota também é um fortalecimento do poder de fogo dos times alemães, levando cada vez mais jogadores de ponta do futebol brasileiro, como o próprio Thiago Neves, Renato Augusto, Henrique (por empréstimo do Barcelona) e Alex Silva.

Os clubes paranaenses, curiosamente, não perderam tanto com a janela européia. O Atlético aproveitou e negociou Dinei, que estava cedido ao Vitória, por empréstimo ao Celta de Vigo. Por outro lado, tratou de repatriar Rafael Moura, que estava no Lorient da França, e Alberto, que tinha recém-encerrado seu vínculo com o Siena, da Itália.

O Paraná perdeu Jefferson, que estava encostado no clube, para a Fiorentina da Itália. O Coritiba perdeu por tabela, pois Jeci foi contratado pelo Palmeiras para suprir a saída de Henrique para o exterior. Além disso, negociou Cadu com o Marítimo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]