• Carregando...
 | /
| Foto: /

Na décima primeira rodada, a Série B de 2017 está ainda engrenando. No entanto, alguns nomes já estão se destacando na disputa e despontam como potenciais contratações para as equipes da Série A.

O garimpo na Segundona costuma render bons reforços – a prova foi o achado do Coritiba com Matheus Galdezani. O meia de 26 anos estava no CRB em 2016 e se tornou um dos grandes destaques do Alviverde nesta temporada.

Vale lembrar que os clubes de elite podem inscrever novos jogadores na disputa até o dia 8 de setembro, desde que não tenham completado sete partidas por outro time da mesma divisão.

Com mais idade e rodagem, alguns jogadores vêm lutando há algum tempo para merecer uma oportunidade no primeiro escalão do futebol brasileiro. Enquanto isso, outros, mais novos, surgem agora e mostram potencial para evoluir na carreira.

Confira abaixo a seleção de cinco jovens atletas que merecem atenção para o futuro e dez que, com mais rodagem no futebol, apresentam um bom desempenho na Segundona.

Promessas

Artur Victor - Londrina

O atacante de 19 anos tem uma das melhores pontarias da Série B até o momentos. São 13 finalizações corretas e três bolas na rede. Rápido e habilidoso, Artur tem grande participação na força ofensiva da equipe: apesar de estar apenas na 15.ª posição, o Londrina tem o terceiro melhor ataque da competição, com 15 gols. O jovem pertence ao Palmeiras e está emprestado ao Tubarão até o fim da Série B.

Matheusinho – América-MG

O habilidoso meia de 19 anos já fez um golaço nessa Série B, na vitória do América-MG sobre o Santa Cruz, na 9.ª rodada. Considerado joia da equipe mineira, entretanto, o baixinho de 1,64m tem contrato até 2021 e multa rescisória alta. O jovem também já fez período de treinos com a seleção brasileira sob o comando técnico de Tite e recebeu elogios do comandante.

Carlos Eduardo – Goiás

O atacante de 20 anos já anotou cinco gols na Série B. Além de ser ousado no setor ofensivo, tem 64% de aproveitamento nos dribles e 93,3% nos desarmes, mostrando dedicação no jogo coletivo. Apesar da baixa idade, está a três anos no time profissional e já acumula 93 jogos e 20 gols. Destes, 5 foram marcados nas onze partidas que já disputou na Segundona deste ano. Em 2016, foi eleito o melhor jogador do Campeonato Goiano e, neste ano, foi o principal destaque esmeraldino na conquista do título regional.

Braian Samúdio – Guarani

O atacante paraguaio de 21 anos tem três gols em sete aparições com a camisa do Guarani na Série B. Comandado por Vadão, o Bugre é o atual líder da disputa, com 22 pontos, e já admite ter recebido sondagens de clubes de Série A por Samúdio. Ele começou a carreira no 3 de Febrero, do país natal, e já defendeu União Barbarense e Boa Esporte no Brasil.

Caio Rangel - Criciúma

Picasa

O atacante de 21 anos é um diamante bruto sem endereço fixo. Revelado no Flamengo, foi negociado com o Cagliari-ITA, depois emprestado ao Cruzeiro, onde atuou apenas nas categorias de base. Foi para o Criciúma no começo de 2017 e voltou a ter destaque. Seu contrato com o Tigre, no entanto, expirou no dia 30 de junho, mas os italianos o venderam para o Estoril, de Portugal. Com essa venda do passe, os portugueses vão manter o jogador, que tem passagem pelas categorias de base da seleção brasileira, ficará emprestado ao Tigre até o final do ano.

Experientes

Goleiro

Léo - Paraná

Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O arqueiro de 26 anos despontou no futebol apenas em 2017, mas suas atuações já demonstraram que merece uma chance em uma equipe da primeira divisão. Surgiu na Portuguesa e foi cedo para o São Paulo, onde nunca teve uma chance na equipe principal até este ano, quando foi emprestado ao Tricolor. Depois de um Paranaense com grandes defesas e sem tomar nenhum gol dentro da Vila Capanema, atuou em quatro jogos da Série B e não tomou nenhum gol antes de sofrer uma fratura no rosto contra o Atlético MG, pela Copa do Brasil.

Defensores

Eduardo Brock – Paraná

Albari Rosa/gazeta do povo

O zagueiro de 26 anos já havia obtido destaque na Série B do ano passado, defendendo o Brasil de Pelotas. No Tricolor, em 2017, Brock virou titular absoluto e xerife da equipe. As boas atuações já lhe renderam sondagens de equipes da Série A, como Bahia e Vitória. Canhoto, o zagueiro se destaca pela liderança e segurança.

Perema – Paysandu

O zagueiro de 24 já havia sido um dos destaques da Copa Verde deste ano. Na Série B, vem novamente sendo o pilar da defesa do Papão, uma das menos vazadas da disputa, com oito gols sofridos em onze jogos. Pesa contra o atleta somente a falta de experiência em times de maior expressão: passou por São Francisco-PA, Duque de Caxias-RJ, Águia de Marabá e Portuguesa.

Marcos – CRB

O lateral-direito de 27 anos é o líder de assistências que terminaram em gols na Série B. Foram quatro passes decisivos que resultaram em bola na rede. Apesar da presença no ataque, também apresenta um poder de marcação eficaz, tendo onze desarmes nos onze jogos. Ele está na sua terceira temporada seguida no clube alagoano. Antes, defendeu times maiores como Ceará, Vitória, Cruzeiro, Atlético-GO, Bahia e Avaí.

Meias

Tiago Cametá - Ceará

O meia de 25 anos, improvisado como lateral direito, é o líder disparado de passes certos da Segundona. Em onze jogos, o jogador deu 617 passes, sendo 12 para finalizações e, dessas, três assistências para gols. Além disso, também mostra poder defensivo, tendo 19 desarmes. Cametá já defendeu o Remo, a Ponte Preta, Vila Nova, Fortaleza e está no Vovô desde 2015.

Chico - CRB

Nascido em Cascavel, o meia de 25 anos possui vasta experiência. Defendeu Capivariano, Bragantino, XV de Piracicaba, Rio Claro, Atlético Sorocaba, Olímpia, Tupi, CENE, Brasiliense e o Seoul E-Land, da Coreia do Sul, em 2016. Ganhou atenção do técnico Léo Condá e foi para Alagoas, onde tem 27 jogos e cinco gols. Na Série B, dá trabalho para os adversários: já marcou um gol e tem nove tentativas, mesmo número de assistências para os companheiros arrematarem ao gol. Além disso, também é o líder de faltas recebidas: 37, sendo um pênalti.

Atacantes

Jonatas Belusso - Londrina

Artilheiro da competição com oito gols, o atacante de 29 anos mostra uma retomada na carreira. Com passagens por Chipre e Coreia do Sul, foi o destaque do Gangwon em 2015 com 15 gols em 31 jogos. Voltou ao país e defendeu o Brasil de Pelotas em 2016, mas atuou pouco e não balançou as redes. 2017, entretanto, parece ser diferente. Foi artilheiro do Catarinense com onze gols pelo Brusque e começa a Série B sendo o principal matador do torneio.

Tiago Marques - Juventude

O atacante de 29 anos vem tendo o melhor desempenho da carreira nesta temporada. Em 11 jogos disputados, fez seis gols e deu duas assistências, participando em cerca de 50% dos gols anotados da equipe. O jogador já vinha tendo boas atuações no Campeonato Paulista de 2017, onde defendeu a Ferroviária, e continua mostrando um bom futebol pelo Alviverde gaúcho.

Vinícius - Náutico

O atacante foi contratado no final de maio pelo Timbu e só estreou na sexta rodada. Mesmo com a situação delicada do time, atual lanterna e sem nenhuma vitória na Série B, o jogador de 25 anos vai deixando boa impressão: marcou três gols em seis jogos. Antes, foi o vice-artilheiro do Paranaense deste ano pelo Cianorte, com seis gols. Já defendeu na carreira o Fortaleza, Trairiense, Arapongas, Ponte Preta, Juventude, Londrina, J. Malucelli, Maringá e River, do Piauí.

Lucão - Criciúma

O jogador de 25 anos, 80 kg, e 1,85m de altura atuava no América (RN) antes de chegar ao Tigre e ainda não tem passagens por grandes clubes do Brasil. Rodou por equipes como Sergipe, Cruzeiro-RS, Resende-RJ, Caxias, além do Portinense, Atlético de Madrid (sub-20) e até o Zimbru da Moldávia. Vem se destacando na Série B pela facilidade em finalizar dentro da área. Seu grande momento foi um gol de bicicleta contra o Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]