• Carregando...

A partir deste ano, o caminho que leva as revelações paranaenses até o futebol europeu pode ser encurtado. Ao interessado, basta dar um pulo em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba e bater à porta do pequeno Andraus, um dos tantos times de empresário do país – disputa a Terceira Divisão do Paranaense. Além, é claro, de saber jogar bola.

No começo de dezembro o dono do clube, Nadim Andraus Filho, firmou uma parceria com o Sporting Braga, de Portugal. Além de um intercâmbio bimestral entre as comissões técnicas, o acordo prevê o encaminhamento de quatro atletas do Andraus, por ano, para a equipe lusa. O clube metropolitano também será rebatizado.

"Temos um contrato de três anos para utilizar com exclusividade o nome do Sporting Braga. Os jogadores escolhidos ficarão um ano em teste lá e, se forem contratados, os direitos econômicos pertencerão 60% ao Braga e 40% ao Andraus", conta Na­­dim, que já autorizou a inclusão do distintivo português no uniforme do clube.

A ponte Campo Largo-Braga começou a ser erguida por intermédio de um parceiro (o nome não foi revelado), que tinha ne­­gócios em outros segmentos com o presidente do time europeu, Antônio Salvador da Costa Rodrigues. Convidado pelo in­­termediário, Nadim assistiu in loco, no fim de 2010, o Braga ser eliminado da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, na Ucrânia, pelo Shakhtar Donetsk, na Ucrânia. Ali, apesar do revés, conseguiu estreitar laços com a cúpula lusitana.

"Nesta Copa São Paulo [de Futebol Júnior] de 2012 já vem alguém de Portugal acompanhar nossos jogadores", diz o comandante do clube paranaense. O Andraus será representado na Copinha pelo Brasilis, time fundado pelo ex-zagueiro Oscar Bernardi, que agregou por em­­préstimo temporário boa parte d0s boleiros da cidade de Campo Largo. "É o time do An­­draus. Só muda o nome por causa da vaga", garante. Guarani (adver­­sário da estreia, hoje, às 14 horas), Goiás e Flamengo-PI serão os rivais do Brasilis na primeira fase.

Além de apostar em um re­­torno imediato, com a negociação de alguns atletas com o Bra­­ga, o empresário vê outras vantagens na parceria. "Para angariar jogadores aqui eu tenho mais força, com a marca ‘Braga’ eu posso ter a preferência dos atletas. Hoje somos no máximo a quarta opção, atrás de Atlético, Coritiba e Paraná", explica Na­­dim. "Mas podemos ganhar um monte [de dinheiro] ou nada", emenda.

Procurado pela Gazeta do Povo para falar da relação com o re­­presentante paranaense, Antônio Salvador da Costa Ro­­drigues, informou, via departamento de comunicação do Bra­­ga, que não comentaria o assunto. A única declaração a respeito foi publicada no site oficial do "Andraus português". "Esta parceria entre clubes visa proporcionar uma troca de experiências em todas as áreas, ficando o SC Braga com direito de opção sobre todos os atletas provenientes do Andraus, independentemente do escalão."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]