• Carregando...

Munique – Os alemães estão preparados para serem convidados na própria festa. Um sentimento comum do povo germânico dita a expectativa da maioria dos torcedores em relação aos anfitriões. A Alemanha dá a largada na Copa do Mundo cercada de pessimismo. O jogo de abertura será contra Costa Rica, às 13 horas (de Brasília), no mais inovador estádio do Mundial. A Allianz Arena, capaz de mudar de cores conforme os adversários (veja gráfico ao lado).

A descrença é intensa a ponto de as emissoras de tevê recorrerem o tempo todo à mais surpreendente conquista do futebol alemão para animar os fãs. Cenas do filme O Milagre de Berna (lançado em 2004) tentam convencer os torcedores de que o título é possível, como aconteceu em 54.

No Mundial da Suíça, o desacreditado futebol alemão derrubou a arrasadora Hungria de Puskas. Se as imagens originais foram todas perdidas e precisaram ser restauradas por computador, o som original da final é um artifício para emocionar os fechados cidadãos germânicos e despertar confiança.

Mas está difícil. A ausência de Ballack, vetado por causa de uma contusão na panturrilha direita, esfriou de vez o entusiasmo. "Ontem (quarta), ele só treinou por 30 minutos, não agüentou e saiu. Infelizmente ele não poderá jogar desta vez, mas o melhor agora é segurá-lo para as outras partidas da Copa", conformou-se o técnico Jürgen Klinsmann, indeciso entre Kehl e Borowski.

"Ele é uma referência e certamente fica muito mais difícil agora. As avaliações sobre a equipe vão do inferno ao céu. Mas só quem tem pensamento pequeno acha que seremos campeões. A maioria está consciente", afirmou o profissional liberal Rainer Schwanke. Ao ser questionado se era consciência ou pessimismo, ele assumiu ser um pouco dos dois.

A esses temores incluem-se questionamentos sobre os métodos pouco ortodoxos de trabalho de Klismann. A última idéia foi uma visita dos jogadores com direito a um minicurso de montagem de relógios numa fábrica Suíça.

Porém, nem tudo é desânimo. Não se pode ignorar a força da torcida. "Esse é o nosso curinga. Seremos como um 12.º jogador e isso pode nos fazer ganhar a Copa", defendeu o bancário Hannes Hubbeling, coincidentemente um pouco alterado pelo chope alemão.

TV: Alemanha x Costa Rica, às 13 horas, na Globo/ RPC, Sportv, ESPN Brasil e Bandsports.

* * * * * *

Em MuniqueAlemanha x Costa Rica

AlemanhaLehmann; Friedrich, Metzelder, Mertesacker e Lahm; Schneider, Frings, Borowski (Kehl) e Schweinsteiger; Klose e Podolski. Técnico: Jürgen Klinsmann.

Costa RicaPorras (Mesén); Umaña, Marín (Sequeira) e Martínez (Drummond); González, Solís (Azofeifa), Fonseca e Centeno; Gómez e Wanchope. Técnico: Alexandre Guimarães.

Estádio: Allianz Arena. Horário: 13 horas. Árbitro: Horácio Elizondo (ARG)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]