• Carregando...

O Comitê Olímpico Brasi­­lei­­ro (COB) apresentou ontem detalhes do planejamen­­to para a Olim­­píada de Londres e revelou que a meta é apenas repe­­tir o desempenho dos Jogos de Pequim. Em 2008, os atletas da delegação nacional retornaram da China com 15 medalhas, sendo três de ou­­ro, quatro de prata e oito de bronze.

Além disso, o COB espera que o país classifique 250 atle­­tas para a Olimpíada, além de disputar mais finais do que em 2008 – foram 41 na China. "Trabalhamos com metas muito realistas, traçadas através de estudos sobre os resultados ao longo deste ci­­clo olímpico", disse Marcus Vinicius Frei­­re, superintenden­te executivo de esportes do comitê.

Para 2016, quando o Rio abrigará a Olimpíada, a meta é mais ousada: ficar entre os dez melhores países. "É preciso tempo para se formar um atleta olímpico, com apoio de todos os níveis de governo e da iniciati­va privada. Por isso a nossa meta para 2016 é agressiva, dobrar o número de medalhas em relação a Pequim e colocar o Brasil entre os 10 pri­­­­meiros no quadro geral de medalhas. É uma meta forte, mas também realista", afirmou.

O Centro de Treinamento de Crystal Palace será a base brasileira em Londres. Além disso, os atletas contarão com várias outras instalações para treinamento exclusivo. "Procuramos evoluir, mudar, buscando seguir o que os melhores países já fazem", disse o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

"Esta é a edição de Jogos Olímpicos em que o COB trabalhou com mais intensidade para prover todas as condições necessárias para que o atleta só pense em treinar, descansar e competir. Já estamos preparando nossos jovens para 2016", completou Nuzman.

Já pensando na Olimpíada ca­­rioca, o Brasil vai levar à ci­­da­de inglesa 16 atletas não clas­­sificados para os Jogos. Eles ficarão cinco dias vendo as competições de suas mo­­da­­lidades, treinando e almoçando na Vila Olímpica. "O objetivo é que eles sintam o ner­­vosismo de uma estreia olímpica quatro anos antes", explicou Marcus Vinicius.

Até agora, o Brasil tem 165 vagas garantidas em Londres, em 23 modalidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]