• Carregando...
Gordon  Banks tinha 81 anos. | OLI SCARFF/AFP
Gordon Banks tinha 81 anos.| Foto: OLI SCARFF/AFP

Morreu nesta terça-feira (12) aos 81 anos o goleiro inglês Gordon Banks, autor da maior defesa da história do futebol. Além do título na Copa de 1966 com a seleção inglesa, a carreira de Gordon foi marcada pela defesa de uma cabeçada de Pelé na Copa de 1970, no México.

A partida que marcou a carreira de Banks foi no dia 7 de junho de 1970, na primeira fase do Mundial, na cidade de Guadalajara. O Brasil venceu a partida por 1 a 0, com gol do atacante Jairzinho. Mas foi a defesa de Banks, de extrema dificuldade, que deixou o nome do inglês na história do futebol. Na jogada, o atacante Jairzinho vai à linha de fundo e cruza milimetricamente na cabeça de Pelé. O Rei salta e cabeceia a bola na direção ao chão. A bola quica no gramado e Banks salta para espalmá-la.

Modesto, Banks sempre afirmou que teve sorte no lance. Mas reconhecia que foi aquela jogada, e não o título na Copa de 66, que mudou sua carreira. “As pessoas não lembram de mim por ganhar a Copa do Mundo. É pela defesa”, disse recentemente.

Em 2000, pouco antes de o Estádio Wembley ser demolido e reconstruído, Banks e Pelé foram ao gramado para reconstituir a famosa defesa. Pelé cabeceou e Gordon, gentilmente, deixou a bola passar - o Rei do Futebol nunca marcou um gol oficial em Wembley.

A causa da morte não foi revelada. Banks tratava um câncer no rim desde o fim de 2015.

A morte foi anunciada pela diretoria do clube Stoke City, clube no qual é ídolo e que defendeu de 1967 a 1972, ano em que se aposentou após perder parte da visão por causa de um acidente de carro. “Estamos devastados por perdê-lo, mas temos muitas memórias felizes e não poderíamos estar mais orgulhosos dele”, escreveu o clube.

Em 2008, o Stoke City inaugurou uma estátua de Gordon Banks em frente ao seu estádio para homenageá-lo. Além de Pelé, estiveram na inauguração o bispo sul-africano Desmond Tutu, símbolo da luta contra o apartheid junto com Nelson Mandela.

Banks na final da Copa de 66, em que a Inglaterra venceu a Alemanha.STF/AFP
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]