• Carregando...
Confira os jogos que terão transmissão 3D |
Confira os jogos que terão transmissão 3D| Foto:

Cinquenta anos depois, torcedores de futebol voltarão às salas de cinema para acompanhar as partidas de uma Copa do Mundo. Ontem, a Fifa e a So­­ny anunciaram que vão instalar cinemas em algumas das principais cidades do mundo para que torcedores possam acompanhar os jogos do campeonato na África do Sul em tecnologia 3D (três dimensões). O Rio foi escolhido para receber uma das salas de exibição, en­­quanto o Brasil será a seleção que mais terá jogos transmitidos.

No total, 25 dos 64 jogos do Mundial da África serão transmitidos pela primeira vez com a nova tecnologia – sete pares de câmeras que permitirão o efeito 3D. Mas apenas uma fração dos países que receberão os sinais de transmissão da Copa poderão ver, por en­­quanto, os jogos pelo novo formato.

A abertura da Copa, entre a África do Sul e o México, será o primeiro jogo na história a poder ser visto pela tecnologia 3D. Os três compromissos do Brasil na primeira fase, contra Coreia do Norte, Costa do Mar­­fim e Portugal, estão incluídos no pacote. Haverá também partidas da Alemanha, Holanda, Espanha e Argentina, mas a Fifa deixou Inglaterra e França de fora da programação.

Para os organizadores do pro­­­­jeto, a nova transmissão será tão revolucionária como os primeiros jogos em cores, novidade que surgiu na Copa de 1970. "Lem­­bro de estar na casa de um vizinho assistindo Pelé e Jairzinho bater a Itália em 1970. O que te­­remos agora é uma nova mu­­dança de paradigma", disse o diretor de marketing da Sony, David Bush.

Mas, para muitos, será uma volta a uma antiga forma de ver os jogos: no cinema. Em 1958, o Canal 100 passou as partidas do primeiro Mundial vencido pelo Brasil nas telas do cinema, revolucionando a forma de acompanhar o futebol. Isso, agora, será possível também em cidades como Paris, Cidade do Mé­­xico, Berlim e outras, com a tecnologia 3D como novidade.

Mas a novidade não estará à disposição de todos. Apenas 26 países receberão a transmissão dos jogos da Copa. Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e possivelmente o Japão terão canais específicos para a nova tecnologia. "Esperamos que al­­gumas centenas de milhares de pessoas possam ver o jogos nesse formato", afirmou o diretor de tevê da Fifa, Niclas Ericson.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]