• Carregando...
Acabou a sina: Murray comemora seu primeiro Grand Slam | Timothy A. Clary/  AFP
Acabou a sina: Murray comemora seu primeiro Grand Slam| Foto: Timothy A. Clary/ AFP

Em uma decisão emocionante, de 4 horas e 54 minutos de duração, ontem, em Nova York, o britânico Andy Murray derrotou o sérvio Novak Djokovic por 3 sets a 2 – parciais de 7/6 (12/10), 7/5, 2/6, 3/6 e 6/2 – e conquistou o título do US Open, o seu primeiro torneio de Grand Slam da carreira.

Agora número 3 do ranking mundial da ATP – ultrapassou o espanhol Rafael Nadal –, Murray se tornou o primeiro tenista da Grã-Bretanha a ser campeão de um Grand Slam após 76 anos. Fred Perry era o último, com o US Open de 1936.

Até o jogo desta segunda, Murray havia disputado quatro decisões em um dos quatro torneios mais importantes do circuito profissional. Perdeu nas finais do Aberto da Austrália (2010 e 2011), Wimbledon (2012) e no próprio US Open (2008). Para demonstrar a sua força neste segundo semestre, ele conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, sobre o suíço Roger Federer, o número 1 do mundo.

O jogo

Após abrir 2 sets a 0, Murray permitiu a reação de Djokovic, que começou o quinto e decisivo set como o grande favorito para ficar com o título. Murray, porém, conseguiu duas quebras no começo do set e abriu vantagem de 3 games a 0.

O sérvio ainda esboçou uma reação ao devolver uma quebra, mas no final do jogo sentiu dores e pediu atendimento do fisioterapeuta.

Com a vitória de Murray, a temporada termina com quatro campeões diferentes de Grand Slam (Djokovic na Austrália, Rafael Nadal em Roland Garros, Roger Federer em Wimbledon e Murray nos EUA). Isso não acontecia desde 2003.

O título também coroa o trabalho do técnico Ivan Lendl ao lado do tenista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]