• Carregando...
O número 1 do mundo Novak Djokovic vai ao chão para comemorar após vencer a batalha contra Rafael Nadal na decisão do Aberto da Austrália, em Melbourne | Toby Melville/Reuters
O número 1 do mundo Novak Djokovic vai ao chão para comemorar após vencer a batalha contra Rafael Nadal na decisão do Aberto da Austrália, em Melbourne| Foto: Toby Melville/Reuters

O sérvio Novak Djokovic confirmou neste domingo (29) a sua supremacia no tênis em uma partida que entrou para a história como a final mais longa da história dos torneios do Grand Slam. O líder do ranking da ATP conquistou o seu terceiro título do Aberto da Austrália ao derrotar na decisão o espanhol Rafael Nadal, número 2 do mundo, por 3 sets a 2, com parciais de 5/7, 6/4, 6/2, 6/7 (5/7) e 7/5, em 5 horas e 53 minutos, na terceira final de Grand Slam consecutiva entre eles.

Djokovic também derrotou Nadal em Wimbledon e no US Open, no ano passado. Mas em ambas as partidas por 3 sets a 1.

Além dessas vitórias, o sérvio, que interrompeu a supremacia de Nadal e do suíço Roger Federer no tênis, ampliou para sete jogos a sua impressionante invencibilidade diante do espanhol. E todos esses triunfos foram em finais.

Esta foi a 30.ª partida entre os tenistas, mas a primeira a ser definida em cinco sets. Apesar da vitória, Djokovic continua em desvantagem no confronto direto, com 14 vitórias e 16 derrotas. A diferença, porém, era muito maior antes de ele começar a dominar o tênis mundial.

Djokovic já havia sido campeão do Aberto da Austrália em 2008 e 2011. Com a conquista deste domingo, se tornou o quarto tenista na Era Aberta a ter três ou mais títulos em Melbourne - os outros são Andre Agassi e Roger Federer, ambos tetracampeões, e o tricampeão Mats Wilander.

Além disso, se tornou o quinto tenista a conquistar três títulos de torneios do Grand Slam de modo consecutivo. Além dele, apenas o australiano Rod Laver - que dá nome à quadra onde a final foi disputada -, o norte-americano Pete Sampras, Federer e Nadal alcançaram tal feito.

Na campanha, Djokovic conseguiu três vitórias fáceis: sobre o italiano Paolo Lorenzi, o colombiano Santiago Giraldo e o francês Nicolas Mahut. Em seguida, superou o australiano Lleyton Hewitt e a torcida local, o espanhol David Ferrer e o britânico Andy Murray - o último em partida definida em cinco sets.

O tenista de 24 anos conquistou 29.º título da carreira, em 43 finais disputadas, sendo sete decisões de torneios do Grand Slam - ele foi vice no US Open em 2007 e 2010. Ele faturou dez troféus em 2011 e mostrou neste Aberto da Austrália que segue em excelente forma.

O jogo

Djokovic disparou 56 winners na final e cometeu 69 erros não forçados, contra 44 bolas vencedoras e 70 equívocos de Nadal. O sérvio obteve cinco quebras de serviço nas 16 chances, enquanto o espanhol converteu três dos quatro break points que teve. Djokovic ganhou 191 pontos na partida, contra 176 de Nadal.

A primeira quebra de serviço da final foi conquistada por Nadal no quinto game. Em seguida, ele abriu 4/2 no primeiro set, mas viu Djokovic devolver a quebra no oitavo game e fazer 5/4 em seguida. Porém o espanhol obteve nova quebra no 11.º game, confirmou o seu saque e fechou a parcial em 7/5.

Djokovic reagiu no segundo set. O sérvio obteve quebra de serviço no quarto game, abriu 4/1 e sacava para fechar a parcial quando liderava por 5/2. Porém Nadal quebrou o saque do sérvio, mas em seguida não conseguiu confirmar o seu serviço, permitindo o triunfo de Djokovic por 6/4.

O sérvio manteve a final sob controle no terceiro set. Sem grandes problemas para confirmar o seu serviço, ele perdeu apenas dois pontos quando sacava. Além disso, devolvia bem o saque de Nadal e obteve uma quebra no quarto game. Fechou a parcial em 6/2 ao conseguir outra quebra de serviço no oitavo game.

O quarto set foi extremamente equilibrado e precisou ser paralisado após o oitavo game, quando estava empatado por 4/4, por causa da chuva, que forçou o fechamento do teto da quadra em Melbourne. Após o reinício, o duelo seguiu no mesmo ritmo. Assim, a parcial foi para o tie-break, que foi vencido por Nadal, levando a decisão para o quinto set.

No set decisivo, Nadal conseguiu quebrar o serviço de Djokovic no sexto game. A reação do sérvio, porém, foi imediata, com a quebra de saque no game seguinte. A partida seguiu equilibrada até o 11.º game, quando o número 1 do mundo obteve nova quebra de serviço. Em seguida, confirmou o seu saque, fechou a parcial em 7/5 e a decisão em 3 sets a 2 para faturar o seu terceiro título do Aberto da Austrália.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]