• Carregando...

Uma vitória contra o Paysandu representará mais ao Paraná do que a permanência entre os primeiros colocados do Brasileiro. Caso contabilize três pontos no Mangueirão, a partir das 18h10, o Tricolor poderá sonhar mais alto. Com um resultado a equipe superará, até com certa folga, o aproveitamento que levou o Palmeiras à Copa Libertadores deste ano.

No campeonato de 2004, o Alviverde paulista assegurou a última vaga brasileira no torneio continental (também se classificaram Santos, Atlético, São Paulo e Santo André) ao conquistar 57,2% dos pontos disputados. Antes de chegar à fase de grupos das disputa continental, o Porco teve de passar por uma fase preliminar – que também estará no caminho da quarta melhor equipe do Nacional deste ano.

Se na tabela o triunfo paranista hoje não trará muita novidade (pode até empatar com os concorrentes em pontos mas não subirá na classificação), renderá um considerável avanço no aproveitamento, chegando a 58,3%. Uma realidade bem distinta para quem estava acostumado a se preocupar com a sobrevivência na elite e não a ter previsões ambiciosas. "O Paraná aprendeu a viver no sufoco, sempre ameaçado", reconhece o treinador Lori Sandri.

Por isso o treinador segue muito cauteloso mesmo nesta fase de ascensão da equipe. "O caminho é longo, penoso, vamos continuar com os pés no chão. Vamos marcar os 30 pontos no primeiro turno e depois a gente conversa onde podemos chegar. Não podemos perder o foco agora."

O time da Vila Capanema soma 25 pontos e além do jogo em Belém terá outros cinco compromissos na primeira metade do torneio, o que poderia render uma pontuação muito superior a prevista pelo técnico. A preocupação, entretanto, é com a série de partidas fora de casa. De hoje até o dia 18 de agosto, o Paraná disputará 11 jogos, sendo apenas dois em Curitiba – contra Botafogo (3/8) e Vasco (21/8).

Os demais serão como visitante (Flamengo, Cruzeiro, Goiás, Juventude e Ponte Preta), ou em Maringá (Santos, São Paulo e Palmeiras), como parte da negociação com a empresa Gallo, que comprou os duelos contra os grandes clubes paulistas. O clube já jogou lá – e perdeu – contra o Corinthians (3 a 2), na 12.ª rodada.

"Não temos de chiar. Foi algo marcado há bastante tempo. Temos de manter esse equilíbrio tanto dentro como fora do nosso estádio", ponderou Lori Sandri. "Realmente temos feito bons jogos fora, mas por sabermos como atacar. Saber a melhor forma de atacar faz a diferença, precisamos ter essa inteligência contra o Paysandu", acrescentou o zagueiro Daniel Marques.

‹ Paysandu x Paraná, às 18h10, no Premiere 6.

Em Belém

PaysanduAlexandre Fávaro; Marco Aurélio, João Carlos, Marquinho e Leandro; Vanderson, Alemão, Carlos Alberto e Donizete Amorim; Robson e Eder Ceccon. Técnico: Gílson Kleina.

ParanáFlávio; Daniel Marques, Aderaldo e Marcos; Neto, Beto, Rafael Mussamba, Tiago Neves e Vicente; Borges e André Dias.Técnico: Lori Sandri.

Estádio: Mangueirão.Horário: 18h10.Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP).Auxs.: Marinaldo Silvério (SP) e Francisco Rubens Feitosa (SP).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]