• Carregando...

O perigo e o alívio estão em todos os lados da tabela do Brasileirão. Terminada a 24.ª rodada da competição (apenas Paraná, Internacional, Atlético e São Paulo têm um jogo a menos), poucos podem respirar tranqüilamente.

Entre os times que brigam para entrar na zona de classificação à Libertadores – o Vasco é o quinto com 36 pontos – e os que tentam escapar do rebaixamento, a distância não permite desleixo, sonolência ou acomodação: sete pontos separam o céu do inferno. Somente São Paulo, Grêmio, Internacional e Santos, no topo, adquiriram o direito de tropeçar sem que o sinal amarelo acenda de imediato.

O Paraná é um caso emblemático. De vice-líder no fim do primeiro turno, o clube passou a coadjuvante rapidamente. Perdeu o foco, o rumo e se colocou em posição incômoda acumulando 3 pontos dos 15 disputados no returno – 20% de aproveitamento. Atualmente em 7.º lugar, o Tricolor tem vantagem de cinco pontos para o Goiás (29), o líder entre os ocupantes da vaga à despromoção após o término de mais um fim de semana de batalhas.

Mesmo a partida que o Tricolor ainda tem por disputar não é animadora – contra o campeão da Liber-tadores, o Internacional, fora de casa. E a atual seqüência de maus resultados acentua a dor de cabeça na Vila Capanema. Mas há tempo para reagir.

É o que vem fazendo o Atlético, que tem 60% de aproveitamento na segunda parte do Nacional. A vitória encontrada no fim do duelo com o Santa Cruz, dentro da Arena, não convenceu a torcida, porém, foi essencial nessa luta por uma posição mais confortável na tabela. E que deve continuar árdua na maioria das 14 rodadas restantes.

O equilíbrio tem provocado constantes mudanças, saltos, na tabela. Para cima e para baixo. Prova irrefutável é a situação do Rubro-Negro. Em 11.º lugar, dentro da zona da Sul-Americana, o Furacão soma um ponto – um empate! – a mais que o ocupante da 17.ª posição, que abre o pelotão de rebaixados.

Números

48 pontos

É o número de pontos que precisa para escapar do rebaixamento, segundo o matemático Tristão Garcia.

63 pontos

É o número de pontos que precisa para conseguir uma das vagas à Copa Libertadores. O sucesso do Inter pode diminuir a conta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]