i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Luto

Narrador Luciano do Valle morre aos 66 anos

Ele passou mal quando voava até Uberlândia para transmitir jogo Atlético-MG x Corinthians neste domingo. Causa da morte ainda não foi divulgada

  • PorAgência Estado
  • 19/04/2014 14:37
Aos 70 anos, Luciano do Vale se preparava para a cobertura de mais uma Copa do Mundo | Zanone Fraissat / Folhapress
Aos 70 anos, Luciano do Vale se preparava para a cobertura de mais uma Copa do Mundo| Foto: Zanone Fraissat / Folhapress

Faleceu neste sábado (19), aos 66 anos, o narrador Luciano do Valle, depois de passar mal em um voo. Ele viajava para Uberlândia (MG), onde faria neste domingo a transmissão da partida entre Atlético-MG e Corinthians, pela primeira rodada do Brasileiro. Chegou a ser atendido no aeroporto por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levado ao hospital, mas não resistiu.

De acordo com o repórter Fernando Fernandes, que acompanhava Luciano no voo para Uberlândia, o locutor se queixava de dores nas costas antes de embarcar. Já no avião, ele passou mal - começou a transpirar e a ficar pálido.Um médico que viajava junto prestou os primeiros atendimentos e solicitou uma ambulância para recebê-los no aeroporto.

Durante o trajeto ao hospital Santa Genoveva, em Uberlândia, o quadro de Luciano se agravou e ele apresentou dificuldades para respirar. Após dar entrada no hospital por volta das 15h15, morreu às 16h15.

Para o médico que socorreu o narrador no avião, Roberto Botelho, ele sofreu uma morte súbita "que acontece menos de uma hora após começarem os sintomas". "As hipóteses vão desde interdição de aorta, embolia pulmonar ou a um infarto, e isso só será definido após necropsia. Ele não sofreu e teve o atendimento que precisava", afirmou.

Um ano após completar 50 anos de carreira, o jornalista estava se preparando para narrar mais uma Copa do Mundo. A Band, emissora que ele ajudou a alavancar nos anos 80 como o "Canal do Esporte", até às 17h15 deste sábado dizia ainda não saber a causa da morte.

Luciano marcou época na televisão brasileira, tendo narrado a Copa de 1982 pela Rede Globo. Ele era o principal narrador da Band, onde teve duas passagens, de 1983 a 2003 e de 2006 até agora. Seu último jogo foi a final do Campeonato Paulista, no domingo passado, entre Ituano e Santos.

O narrador teve papel fundamental no esporte brasileiro, uma vez que ele impulsionou diversas modalidades que não tinham espaço na tevê. Por exemplo organizou o jogo memorável entre Brasil e União Soviética, no Maracanã, que mudou o vôlei brasileiro. Abriu espaço para Hortência e Paula, do basquete, transmitiu jogos de futebol feminino, alavancou a carreira de Maguila no boxe e deu o início para transmissões da NBA, Fórmula Indy e futebol americano no Brasil.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.