• Carregando...

Um ataque cardíaco tirou de cena na noite deste sábado o homem que deu 16 títulos ao Boston Celtics e mudou para sempre os rumos da NBA. Arnold Red Auerbach, uma das figuras mais importantes da história da liga americana, morreu perto de sua casa, em Washington, aos 89 anos.

Em 1950, ele assumiu como técnico do Boston e participou das 16 conquistas da equipe, primeiro como treinador e depois como gerente. A carreira memorável ficou marcada pelo gesto de acender um charuto após cada vitória.

Representantes do time, que ainda o mantinha como presidente, anunciaram que esta será uma temporada de muitas homenagens. O comissário da NBA, David Stern, divulgou uma notaassim que foi informado do falecimento.

- Ele era o professor, o líder, um pioneiro no basquetebol. Sem ele, a NBA não seria o que é hoje - afirmou Stern.

Com 938 vitórias, Auerbach foi o técnico mais vitorioso da liga até Lenny Wilkens quebrar o recorde no campeonato de 1994/95. Foram nove títulos como treinador, incluindo oito seguidos, de 1959 a 1966, com o fantástico time do Boston comandado pelo lendário Bill Russell. As outras sete conquistas vieram com Red no comando da administração.

Phil Jackson, do Los Angeles Lakers, é o único técnico a igualar o recorde de nove títulos na NBA. Ele conquistou três pelo time da Califórnia e seis pelo Chicago Bulls.

Em 1969, Auerbach foi nomeado para o Hall da Fama do basquete. Na temporada 1984/85, o Boston eternizou seu trabalho no teto do ginásio, pendurando um uniforme número 2.

O técnico tem no currículo a honra de ter levado para o Celtics grandes nomes como Bill Russell, Robert Parish, Kevin McHale e Larry Bird.

Em maio de 1993, ele sofreu duas intervenções cirúrgicas para desentupir artérias. No ano passado, ele chegou a ser internado com problemas cardíacos, mas logo recebeu alta e foi a ginásio para ver a estréia do Boston.

Desta vez, o time abre a temporada em casa, contra o New Orleans Hornets. Auerbach e seu charuto não estarão lá, mas sua memória certamente será reverenciada pela torcida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]