• Carregando...

Uma semana de treinos especiais para recuperar o condicionamento físico. Era isso que faltava para o zagueiro Nem poder assumir a função destinada a ele pelo técnico Saulo de Freitas e o psicólogo Gilberto Gaertner: líder do time em campo na arrancada para tentar livrar o Paraná da degola.

Ao desembarcar na Vila Capanema, há três semanas, tanto treinador como motivador identificaram a necessidade de um jogador com esse perfil. Com o volante e capitão Beto fora de combate por causa de um traumatismo craniano, a experiência de Nem o tornou a escolha natural.

O problema era que ele não estava no mesmo nível físico dos companheiros. Inclusive afirmou às vésperas do jogo contra o Flamengo – estréia de Saulo, no qual acabou substituído no intervalo – que estava jogando no sacrifício.

Coincidentemente, o Tricolor acabou perdendo tanto para o Fla como para o Palmeiras na partida seguinte, já com Nem afastado para recuperar a forma física ideal. Em sua volta, o time venceu o Internacional, domingo, e se manteve com chances de fugir do rebaixamento.

Ao agora capitão, apenas elogios. "É a minha voz dentro de campo. Agora que está em boas condições poderá nos ajudar muito", disse Saulo. "Em três semanas o trabalho (psicológico) encorpou. Ainda mais porque encontramos no Nem o líder que precisávamos", acrescentou Gilberto.

"Eles sabem que eu gosto de desafios assim", confirmou o jogador, de 34 anos, que abraçou a tarefa de ser a referência no elenco durante a reta final do Brasileiro. "Venho conversando bastante com os companheiros, tentando passar o que já vivi na minha carreira. Tento fazer até mais do que eles nos treinos", contou.

Cauteloso, Nem faz questão de deixar claro a importância de Beto para o grupo, mesmo que o volante não volte a jogar em 2007. "Na verdade ele é o nosso líder, nosso capitão. Está diariamente nos apoiando, só que infelizmente sem poder atuar", afirmou o zagueiro, que não dispensa a ajuda de alguns companheiros, como Daniel Marques e Neguete, que também têm uma boa ascendência sobre o elenco. No momento de assumir a responsabilidade, porém, é bem claro: "Vou até o fim."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]