• Carregando...
Observado pelos companheiros, Neymar parte para mais uma comemoração irreverente na virada santista em Ribeirão Preto | Alfredo Risk/Futura Press
Observado pelos companheiros, Neymar parte para mais uma comemoração irreverente na virada santista em Ribeirão Preto| Foto: Alfredo Risk/Futura Press

Neymar voltou a ser decisivo para o Santos na noite desta quinta-feira (9). Em um jogo até então morno, de poucos atrativos, o atacante fez a diferença ao marcar três vezes e impulsionar o time para uma virada fulminante nos instantes finais que culminou na goleada por 4 a 1 sobre o Botafogo de Ribeirão Preto, fora de casa, pela sexta rodada do Campeonato Paulista.

A segunda vitória na competição marca a reabilitação do Peixe neste início de ano. O time de Muricy Ramalho vinha de uma dolorosa derrota, de virada, para o Palmeiras, no domingo. Nesta quinta, repetia a fraca atuação do fim de semana nos primeiros 70 minutos.

A reação, porém, veio sob o comando de Neymar. Além de marcar três vezes, ele deu a assistência para o gol de Felipe Anderson que fechou o placar aos 49 minutos. O jogo teve ainda as estreias de Paulo Henrique e do uruguaio Fucile - que só será apresentado oficialmente nesta sexta.

Com o triunfo, o Santos chegou aos nove pontos e alcançou o oitavo lugar da tabela, voltando a figurar na zona de classificação. O Botafogo, que acumulou sua quarta derrota seguida, estacionou nos três pontos e se manteve na zona da degola, em 18.º lugar.

O jogo

Longe de mostrar o bom futebol campeão da Libertadores no ano passado, o Santos tinha mais uma atuação sem brilho, agravada pela ausência de meio time. Por causa de lesões, o time de Muricy entrou em campo com a defesa toda reserva. No ataque, Borges deu lugar a Alan Kardec.

As mudanças na defesa ficaram evidentes com a marcação frágil que gerou o primeiro gol da partida. Um vacilo do meio de campo santista iniciou contra-ataque seguido de uma boa articulação do Botafogo pela esquerda, que resultou em cruzamento de Alex Barros e gol de Camilo, livre na marca do pênalti, aos 36 minutos.

O bom lance foi exceção em um primeiro tempo marcado por um futebol truncado no meio e poucas chances de gol. Nas modestas investidas do Santos, Neymar, por duas vezes, avançou pela esquerda, caiu na área e pediu pênalti. O árbitro mandou o jogo seguir.

Em má fase, Elano surpreendeu com uma boa jogada individual aos 29. Ele avançou pela direita, deu belo corte no marcador, mas pegou mal na bola e finalizou por cima do travessão.

Insatisfeito, Muricy resolveu emendar a defesa. O treinador apelou para o uruguaio Fucile, que fez sua estreia antes mesmo de ser apresentado oficialmente.

O lateral-direito quase buscou o empate no primeiro minuto do segundo tempo, ao escapar pela direita e encher o pé, exigindo boa defesa de Juninho. Aos 15, repetiu a dose e voltou a dar trabalho a Juninho, após troca de passes entre Neymar e Ganso.

Mesmo com maior posse de bola, o Santos não conseguia chegar ao empate. A situação só mudou a partir dos 30 minutos, em uma reviravolta construída com lances decisivos de Neymar. Aos 31 ele aproveitou cobrança de falta de Ganso na área e escorou de cabeça para a rede.

Um minuto depois, investiu pelo meio em jogada individual e sofreu pênalti. Ele mesmo foi para a cobrança e marcou seu segundo na partida.

Nos acréscimos, anotou o terceiro após bela trama individual, finalizada com uma batida por cobertura sobre Juninho. Sem freio, Neymar ainda teve disposição para dar a assistência para Felipe Anderson cravar o quarto gol santista.

Na próxima rodada, o Santos jogará contra o Linense, em São Bernardo, no domingo (12). Pela Copa Libertadores, o time de Muricy estreará na quarta-feira (15), diante do The Strongest, na Bolívia. O Botafogo enfrentará a Portuguesa, fora de casa, no domingo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]